Estudantes da rede estadual representarão o Amazonas na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

IMG_5808

Três jovens talentos, estudantes da rede pública estadual do Amazonas representarão o Estado no encontro nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) que este ano será realizado entre os dias 4 e 7 de junho em Vitória, capital do Espírito Santo.

A reunião na cidade de Vitória é um evento preparatório para o encontro internacional que será realizado no segundo semestre de 2014 na Argentina e do qual participarão 27 estudantes brasileiros, sendo um de cada Estado e do Distrito Federal.

Para participação do encontro em Vitória, foram selecionados os alunos amazonenses: Bianca Karoline (da escola estadual Manuel Severiano Nunes), Estêvão Nogueira (da escola estadual Vasco Vasques) e Hezha Cristine (do Ceti Sérgio Pessoa).

Em Vitória, os jovens selecionados discutirão a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento: “O Ensino Médio que Queremos”. O encontro contará com palestras, debates, mesas-redondas e reflexões tratando sobre os temas: “Inclusão Educativa”, “Gênero”, “Jovens e Trabalho”, “Participação cidadã dos jovens” e “Direitos Humanos”.

O encontro será uma oportunidade para promover o protagonismo juvenil e a integração, abrindo espaços para a discussão de temas de interesse dos jovens.

No Amazonas, a etapa regional e seletiva do PJM contou com a participação de 130 alunos, com idade entre 14 e17 anos, matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio em escolas de Manaus, Iranduba e Manacapuru.

A mobilização das escolas para participação no programa foi feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Gerência de Ensino Médio.