Em dez anos, Seduc investiu R$ 162,8 milhões em agricultura familiar no Amazonas

Merenda Escolar Editada - Foto Alfredo Fernandes (19)-726826

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) investiu nos últimos dez anos, R$ 162,8 milhões na aquisição de gêneros alimentícios de pequenos produtores rurais do Amazonas para compor a merenda que é oferecida nas escolas públicas estaduais.

Implantado pelo Governo do Estado, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) garante a alimentação saudável a mais de 530 mil alunos nos 62 municípios do Amazonas, abrangendo crianças, jovens e adultos matriculados no ensino fundamental e ensino médio da rede pública.

Conforme informações da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), de 2010 até hoje, 191 cooperativas do Estado já foram beneficiadas. No mesmo período, os investimentos chegam a R$ 116,6 milhões.

B2-1024x682

Para o presidente do sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Amazonas, Petrucio Magalhães Júnior, o Preme é o principal responsável pelo fortalecimento das cooperativas agroextrativistas do amazonas, e responsável também pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, que hoje representa 7 %, um crescimento significativo para o setor. “Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 3 para 7%, segundo dados do IBGE. Posso afirmar que o crescimento das cooperativas do amazonas deve muito a essa política pública de garantia da compra da produção das cooperativas. Produzir, nós sempre produzimos no Estado, o grande desafio era comercializar a produção dado os desafios logísticos da nossa região amazônica. O Preme alavancou os negócios dos produtores cooperados no interior, destaca.

De 2012 a 2014, sob a administração do secretário Rossieli Soares da Silva, a Seduc investiu R$ 83,3 milhões no mesmo programa, que proporciona aos estudantes uma alimentação de maior qualidade ao mesmo tempo em que privilegia pequenos agricultores do Amazonas.

“Sabemos da importância do programa (Preme) e por isso decidimos por sua ampliação. Em 2005, foram investidos R$ 2,5 milhões/ano. Hoje, hoje os investimentos ultrapassam R$ 30 milhões/ano. Os grandes privilegiados são os alunos que passam a ter acesso a uma merenda escolar de grande qualidade e também os pequenos produtores e agricultores da região que passam a ter novas expectativas de vida ao ver sua produção escoada”, afirmou o titular da Seduc, Rossieli Soares.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, o programa desenvolvido pelo Governo do Estado, via Seduc, vem modificando a vida de centenas de produtores amazonenses. “É inegável a contribuição do programa da Seduc, que vem sendo ampliado por sua atual administração. Ele é um instrumento de desenvolvimento que assegura emprego e renda para os trabalhadores rurais do setor primário do Amazonas, que passaram a contar com novas perspectivas de vida a partir do escoamento de sua produção”, ressaltou Muni Lourenço.

O secretário da Seduc, Rossieli Silva, acrescentou que por iniciativa do Governo do Estado, hoje, 50 itens oriundos da produção regional do Amazonas fazem parte do cardápio das escolas públicas estaduais. “São inúmeros produtos, tais como: açaí, farinha de tapioca, banana in natura, macaxeira, abacaxi, filé de pescado, pirarucu seco, nectar de laranja, melancia, batata, ovos, dentre outros. Todos, adquiridos de pequenos produtores da região”, informou.

Investimentos na Regionalização da Merenda Escolar:

Produtores amazonenses beneficiados

2005 R$ 2,5 milhões 1.150