Governo do Estado reinaugura Escola Estadual Carvalho Leal, na Cachoeirinha

10308244_673687769352501_8689183296514690112_n

_MFD3925_1600x1067

O governador do Amazonas, José Melo, reinaugurou na manhã desta terça-feira, dia 27 de maio, uma das escolas estaduais mais tradicionais do Estado. A Escola Estadual Carvalho Leal, na Cachoeirinha, zona sul, foi totalmente reformada e ampliada e recebeu novos ambientes e equipamentos, ficando mais moderna. A obra faz parte da política de investimentos que o Governo do Estado tem feito na área educacional e que contempla outras unidades tanto na capital quanto no interior.

 

“Essa é uma das escolas mais tradicionais do Amazonas, remonta ao ano de 1949, uma escola antiga e tradicional aqui da Cachoeirinha e que agora está sendo entregue aos alunos e professores toda reformada, toda trabalhada, muito bonita. E temos outras escolas a serem entregues em Manaus. No interior, várias obras de reformas estão sendo concluídas além das escolas de tempo integral que estamos construindo”, destacou José Melo.

 

Na agenda de reinaugurações de escolas na cidade de Manaus, estão previstas na próxima semana as entregas das escolas Sebastiana Braga que passou por reforma e ampliação e recebeu uma cozinha nova com refeitório, um novo almoxarifado e um ginásio coberto, e da Escola Estadual Leonor Mourão, que ganhou nova quadra de esportes coberta.

 

De acordo com o governador José Melo, o investimento na estrutura física e o cuidado com os educadores e a modernização do sistema educacional tem garantido o acesso ao conhecimento de qualidade. “Assim vamos fazer com que o Amazonas caminhe para o que a gente quer que é a educação de qualidade. O nosso Estado cresceu muito nos últimos anos na educação, mas é nossa meta, meta deste Governo, continuar dando a prioridade um a esse item importante na vida das pessoas que é a educação”, ressaltou.

_MFD4086_1600x1074

 

Orçada em R$ 963.461,34, a reforma da Escola Carvalho Leal contemplou serviços de restauro, além da construção de novos ambientes, tais como auditório, sala de reforço e novo espaço para o desenvolvimento das atividades do Projeto Jovem Cidadão. Iniciada em novembro de 2013 em caráter emergencial – por conta de prejuízos ocasionados por um forte temporal que atingiu o bairro da Cachoeirinha naquele período do ano – a reforma também assegurou à escola uma nova estrutura elétrica e hidráulica, além da substituição completa do telhado.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Governo do Estado não mediu esforços para assegurar à comunidade escolar do bairro da Cachoerinha e áreas adjacentes um maior conforto e novos espaços para a execução das atividades e serviços escolares. “Tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas estamos viabilizando novas construções para ampliar a rede e também reformas de prédios escolares para assegurar um atendimento de melhor qualidade aos nossos alunos”, disse o secretário.

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação I, a escola atenderá com uma estrutura mais confortável o total de 513 alunos do ensino fundamental (séries iniciais e finais) e ‘Projeto Avançar’ níveis 2, 3 e 4.

_MFD3790_1600x1067

Prorrogação da ZFM – Durante a solenidade de inauguração da Escola Estadual Carvalho Leal, o governador do Amazonas, José Melo, demonstrou confiança na votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos. Para entrar na pauta do Plenário da Câmara Federal nesta quarta-feira, a PEC depende da votação em regime de urgência de dois itens, um sobre a Lei de Informática e outro sobre as Áreas de Livre Comércio. “Hoje deverá entrar em regime de urgência esses dois itens que atrapalharam a votação da PEC. Acredito que já há um acordo, se for votado hoje teremos condições de votar a matéria em plenário amanhã. Tenho certeza que nesse segundo turno teremos mais uma vez a maioria dos votos a favor da prorrogação da Zona Franca de Manaus”, afirmou Melo.

Na semana passada, José Melo esteve em Brasília onde liderou articulações políticas junto ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves. O trabalho resultou no destrancamento da pauta. O governador ainda destacou o empenho de outras lideranças políticas na luta pela manutenção do modelo ZFM e lembrou que muitos empresários estão na expectativa dessas votações para poder investir no Amazonas, gerando mais emprego e renda. “É um fato extremamente importante, olhando para o futuro do Estado. Portanto, a união de forças é fundamental neste momento. Eu, o prefeito Arthur Neto, o ex-governador Omar, a nossa bancada e outras bancadas estão unidas. Pela primeira vez o Brasil teve a consciência de que a Zona Franca de Manaus é um modelo de Brasil e não só de Manaus, não só do Amazonas”, resumiu.

O governador José Melo deverá embarcar para a capital federal na noite desta terça-feira, dia 27 de maio, acompanhado do secretário de Fazenda, Afonso Lobo, e do superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.

Se for apreciada e aprovada, a PEC da Zona Franca de Manaus seguirá para análise dos senadores da República. No Senado a matéria também deverá ser votada em dois turnos.

Histórico – Tradicional unidade de ensino da cidade de Manaus, a escola estadual Carvalho Leal foi criada por meio do Decreto de nº 74 de 27 de dezembro de 1926. A escola recebeu o nome de Carvalho Leal em homenagem ao republicano Domingos Teóphilo de Carvalho Leal, nascido em São Luís do Maranhão em 1854.

A inauguração da unidade de ensino, naquela época denominada de ‘Grupo Escolar’, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1927, instalado na Chácara Affonso de Carvalho (situada àquele momento à Rua Codajás, hoje bairro Cachoeirinha), que precisou ser reconstruída e adaptada pela administração estadual.

A construção da atual sede da Escola Estadual Carvalho Leal, na rua Borba, foi iniciada em 1948 e inaugurada no ano seguinte, em 5 de setembro.

A escola tem como patrono Domingos Teóphilo de Carvalho Leal. Natural de São Luís do Maranhão, Carvalho Leal iniciou seus estudos primários em sua cidade natal e concluiu o Secundário no Rio de Janeiro.

Para continuar os estudos seguiu para Suíça onde se graduou em Filosofia e Belas Artes na Universidade de Zurique. Ao retornar ao Brasil, em 1879, morou em Belém do Pará e dedicou-se à divulgação dos ideais republicanos.

Em 1880 transferiu-se para a capital amazonense. Nove anos depois participou da fundação do Clube Republicano do Amazonas, que mais tarde tornou-se o Partido Democrático.

Carvalho Leal foi o único civil a compor a Junta Governativa Provisória do Estado do Amazonas, instalada em 21 de novembro de 1889. O renomado republicano também foi jornalista, professor e escritor.

_MFD3842_1600x1067

FOTOS: MICHAEL DANTAS/AGECOM