Representantes do MEC realizam reunião sobre Plano Nacional de Educação, na Seduc

photo2

photo1 (1)

Uma comitiva formada por titulares da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27) com o Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, no gabinete da Seduc (Japiim), para alinhar as metas da secretaria diante das novas diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em processo de votação na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O PNE atribui 20 novas metas com o propósito de melhorar os índices educacionais brasileiros. A votação prevista para acontecer ainda esta semana na Câmara dos Deputados definirá novas diretrizes para os próximos dez anos, com o montante de recursos federais que deverá ser aplicado em educação pública em 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o secretário do Sase, Binho Marques, o melhor caminho para que todos os Estados alcancem as metas estabelecidas é pactuando uma linha conjunta de atuação entre os municípios diante dos desafios e gargalos presentes em cada região.

Ainda de acordo com Binho Marques, é fundamental que as autarquias educacionais de cada Estado tenham dimensão real de cada déficit e progressos para que haja estratégias eficazes de articulação em prol das melhorias com os respectivos planos estaduais.

Na ocasião, a diretora do Sase, Flávia Maria de Barros Nogueira, detalhou o mapa de serviços da entidade na internet no processo de acompanhamento dos Estados.  A diretora também traçou um panorama das metas que o MEC pretende alcançar nos próximos 10 anos juntos aos federados.

O diálogo abriu também as discussões acerca das novas estratégias para a estruturação do Plano Estadual de Educação (PEE-AM), como forma de aprofundar o compromisso das lideranças na cooperação entre as secretarias de educação nos 62 municípios do Amazonas.

Avanço

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, ressaltou os principais avanços na qualidade de ensino oferecida pelo Governo do Amazonas, destacando na rodada de conversas as novas metas para mudanças significativas na educação. “Temos um plano nacional que foi amplamente discutido no cenário nacional e temos que aproveitar a pauta de discussão para alinharmos as metas em todos os municípios no nosso Estado”, destacou.

“Nosso plano estadual tem que chegar à sociedade, é fundamental que a família acompanhe e entenda todos os processos para que tenhamos êxito durante essa trajetória de mudanças”, enfatizou o secretário Rossieli.

Participaram do encontro o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luís de Oliveira Gonçalves, respectivamente o coordenador e a secretária executiva do Fórum Estadual de Educação (FEE-AM), José Luiz Bras Melgueiro e Darcy Dias Oliveira, e representantes da esfera municipal.