Seduc dá início às programações da Semana do Meio Ambiente

IMG_4027

No próximo dia 5 de junho será comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) planejou uma série de atividades direcionadas a professores e alunos com o objetivo é instruir e mobilizar a comunidade escolar para ações práticas visando uma maior valorização dos recursos naturais.

A programação da Semana do Meio Ambiente foi iniciada nesta segunda-feira, dia 2 de junho, às 9h, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) com a palestra “Mudanças Climáticas”, direcionada a alunos e professores. Durante o evento também foram expostos projetos de educação ambiental que são desenvolvidos por escolas da capital e do interior.

IMG_3957

No decorrer da semana, estão programadas: explanações sobre projetos ambientais, oficinas, debates, caminhadas de panfletagem e circuitos de ciências que serão promovidos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Toda a programação será coordenada pelo Departamento de Gestão Escolar da Seduc (Degesc).

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, professora Thelma Prado, as ações incentivarão a busca de alternativas para, na prática, assegurar a sustentabilidade regional.

Experiências e resultados

Na abertura da semana temática ocorrida no IEA, além de palestras, a comunidade docente e os estudantes conheceram experiências escolares de educação ambiental que estão dando certo. Dentre os trabalhos expostos, estiveram o do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti João dos Santos Braga, localizado na zona norte de Manaus e uma iniciativa da escola estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro Castanho.

O projeto do Ceti João dos Santos Braga, intitulado ‘Identificação de ilha de calor no entorno da escola’ propõe uma campanha de plantio de mudas no entorno do Ceti. “Realizamos um estudo e verificamos que a escassez de ‘áreas verdes’ potencializam o calor. Propomos, então, o plantio de mudas para minimizar o problema. O plantio será feito por nós alunos e comunidade”, apontou a aluna do 1º ano do ensino médio do Ceti, Geysa de Souza.

O referido projeto foi apresentado na 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente, realizada no ano passado em Brasília-DF.

Outro trabalho escolar exposto foi o filme “Vida Verde em Careiro”. Idealizado e realizado por professores e alunos da escola estadual Thomé Ferreira Santiago com a contribuição de moradores do município o filme que pretende sensibilizar a população do Careiro quanto à preservação ambiental.

O filme, que será exibido no município do Careiro no segundo semestre de 2014, já conta com 1,2 mil visualizações de seu trailer no site youtube, com registro de visualizações de internautas brasileiros e de países como Itália e Espanha.

Confira o trailer do filme:  https://www.youtube.com/watch?v=WZuCMcmrLSQ

Segundo o professor de Língua Portuguesa da escola e diretor do filme, Francisco das Chagas, o material conta a saga de professores na tentativa de preservar o meio ambiente através de ações contra a devastação.

Mobilização Mundial

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.