Eduardo Braga destaca avanços no sistema público de educação

Foi concluída ontem (02), com a participação do governador Eduardo Braga, a Oficina de Pesquisa avaliativa dos dez anos de aplicação do programa Escola Ativa no Amazonas. O programa é direcionado pelo MEC em áreas rurais e no Amazonas é direcionado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A oficina foi realizada no auditório da UEA e reuniu 60 educadores, oriundos dos municípios de Autazes, Barreirinha, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, dentre outros. Também participaram das atividades, educadores do Acre e de Roraima.

No encontro, que teve como finalidade avaliar as ações educativas desenvolvidas em áreas rurais, o governador Eduardo Braga frisou que no campo educacional o Amazonas tem dado importantes passos e hoje já é referência para o restante do país. “Sabemos que os professores são a ‘chave’ do processo de qualidade de ensino e por esse motivo, o Governo do Estado tem investido progressivamente na capacitação do magistério público”, disse o governador.

Braga frisou que em se tratando de formação do magistério, o Amazonas já está em outro nível se comparado com as demais localidades brasileiras. “Por conta dos inúmeros incentivos governamentais, hoje, cem por cento de nossos professores já estão qualificados com formação em nível superior. À frente de outros estados, discutimos agora mecanismos que possibilitem a qualificação de nossos professores em nível de pós-graduação, disponibilizando por meio da Fapeam, bolsas para Mestrado e Doutorado”, destacou o governador, lembrando que atualmente mais de 750 amazonenses estão concluindo trabalhos de Mestrado ou Doutorado sob o financiamento do Governo do Estado.

Escolas de Tempo Integral

Ainda no campo da educação básica, Eduardo Braga citou que uma das principais ações do governo do Estado é a ampliação gradativa das escolas de tempo integral. “Este ano implementamos quatro novas escolas nesse sistema e já temos um total de nove funcionando com o ensino em tempo integral. Até 2010, pelo menos 60 escolas estarão servindo à comunidade com esse sistema no qual os estudantes têm atividades no período da manhã e da tarde, têm acesso a atividades complementares e refeições diárias”, anunciou o governador.

Oficina de Pesquisa

A Oficina de Pesquisa do programa Escola Ativa, concluída ontem no Amazonas, também está sendo realizada nas regiões centro-oeste e nordeste. O encontro visa mapear qualitativamente as experiências e as metodologias empregadas nos últimos dez anos nas escolas municipais, de ensino fundamental da zona rural.

As oficinas foram ministradas por especialistas da Universidade Federal do Pará e na ocasião, os educadores refletiram sobre a prática pedagógica aplicada nas salas de aula e também debateram o programa Escola Ativa na perspectiva da política de educação do campo.

O encontro contou com a participação de representantes do Mec, do secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim e da secretária de Estado de Educação Adjunta do Interior, Magaly Régis.