Câmara Municipal de Manaus homenageia direção da Escola Augusto Carneiro

Em reconhecimento aos 27 anos de serviços prestados à educação de alunos surdos no estado do Amazonas, a gestora da escola estadual Augusto Carneiro dos Santos, professora Haydêe Carneiro, foi homenageada ontem pela Câmara Municipal de Manaus, recebendo a medalha de ouro Cidade de Manaus.

Natural do município de São Luís, do Maranhão, Haydêe Carneiro atua há 27 anos no segmento de educação especial. A sua primeira experiência na área ocorreu por conta de uma viagem de uma professora que na época dava aula em uma classe especial no IEA.

Haydêe Carneiro é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas e também possui pós-graduação em Educação Especial e em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).

Atualmente a professora participa do Curso de Progestão oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no qual gestores recebem orientações de como desempenhar e fortalecer uma gestão democrática. “O curso vem somar à experiência que nos temos e nos permite ter um know-how fantástico e uma grande atualização da área”, disse Haydêe.

Atuando há 23 anos na escola Augusto Carneiro, Haydêe acredita que a homenagem é resultado de um trabalho diário realizado em conjunto com os demais servidores da escola com amor e dedicação ao próximo. “Acredito que este prêmio seja o reconhecimento ao trabalho da gestão participativa e do meu respeito pelos estudantes e pela comunidade. O deficiente auditivo precisa ser respeitado como ser humano, pois surdez não é um defeito, necessita apenas de uma linguagem diferente”, ressaltou a gestora.

Localizada no Centro de Manaus, a escola estadual Augusto Carneiro atende a cerca de 300 estudantes portadores de deficiência auditiva, nas séries de educação infantil, ciclos, e Educação de Jovens e Adultos.

A escola estadual Augusto Carneiro dos Santos já participou de vários concursos e também recebeu premiações entre eles o 1º e 3º lugar em 2003 e 2007, respectivamente no Prêmio de Gestão Escolar da Seduc, 3º lugar no Programa Qualidade Amazonas (PQA), dentre outros.

A escola desenvolve vários projetos entre os quais: “Momento de conversação em Língua Brasileira de Sinais” “Sala de Leitura”, “Trabalhando a Informática”, “Resgatando o surdo para o ambiente escolar”, “Curso de Línguas e Sinais para professores, pais e comunidade”, dentre outros.

“Acredito que os deficientes auditivos possuem um grande potencial, basta acreditarmos porque se trata apenas de uma limitação como a de qualquer uma pessoa. A comunicação é a maior dificuldade que eles enfrentam, mas a partir do momento que a sociedade realmente se envolver e também adotar a linguagem de sinais, essa barreira acabará porque eles possuem condições de aprender qualquer coisa e têm capacidade para entrar no mercado de trabalho, pois possuem muita responsabilidade e sabedoria”, afirmou Haydêe Carneiro.