Rede Cidadã Digital realiza formatura de 2.503 alunos

No último sábado (18), 2.503 alunos de Manaus receberam seus diplomas nos cursos de Informática Básica e Avançada, do programa Rede Cidadã Digital, do Governo do Amazonas. Além dos conteúdos específicos dos cursos, os alunos tiveram aulas de temas transversais como ética, cidadania, meio ambiente e saúde, inseridos no programa no ano passado. O programa utilizou 81 laboratórios de 76 escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nas seis zonas da cidade.

Os cursos, que foram realizados sob a coordenação do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), aconteceram gratuitamente aos sábados, nos turnos matutino e vespertino, para jovens a partir de 16 anos, de baixa renda e que tenham concluído o ensino fundamental. Desde 2005, já foram atendidos mais de 20 mil jovens da capital e do interior.

Sandra Braga, presidente do CDH, que coordena todos os projetos sociais do governo, destaca que a Rede Cidadã Digital segue a orientação do governador Eduardo Braga, de criar oportunidades de conhecimento para jovens e adultos, para que possam vencer os desafios do mercado de trabalho e fazer a diferença no futuro.

O secretário da Seduc, Gedeão Amorim, destacou que a Rede Cidadã Digital iniciou como um projeto e acabou consolidando-se como um programa de governo. “Através do esforço concentrado de governo estamos tendo a oportunidade de qualificar a população amazonense”, destacou.

Novos desafios

Segundo Sandra Braga, todo ano o programa é aperfeiçoado e, neste ano, o diferencial do programa ficou por conta do aprimoramento da aplicação dos temas transversais, a partir da capacitação dos professores na apresentação prática dos temas com a utilização dos programas de Informática ao longo das aulas.

Dois outros desafios ficaram por conta da questão do índice de aproveitamento do curso pelos alunos inscritos: por um lado o compromisso dos supervisores do programa Rede Cidadã em alcançar a meta de 80% do índice de freqüência, com um acompanhamento semanal e focado nas causas que levaram o aluno a faltar; e por outro lado o compromisso assumido formalmente pelos alunos de não abandonarem os cursos.

“Na maioria das vezes, nossos alunos mudam de endereço ou conseguem um emprego no horário da aula, e acabam por desistir do curso. E isso não é motivo para eles desistirem de um curso que irá contribuir em uma melhor colocação no mercado de trabalho” explica Sandra Braga. E acrescenta que, com o trabalho dos supervisores em acompanhar semanalmente a freqüência dos alunos, foram levantadas as causas dessas desistências para possíveis soluções.

Os inscritos no curso de Informática Básica optaram por fazê-lo na plataforma Windows ou Linux. Na primeira, os alunos terão módulos de Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet. Na segunda plataforma, serão oferecidos os módulos de Linux, Writer, Impress, Calc e Internet. Ambos têm carga horária de 80 horas. Para o curso de informática Avançada, os alunos optaram pelos cursos de Word e Excel Avançados; Corel Draw e Photo Shop; Ferramentas Gráficas e Software livre; todos com carga horária de 80 horas.