Seduc abre inscrições para escolas de Tempo Integral

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou hoje (6) as inscrições para os exames de seleção das escolas de tempo integral. As vagas oferecidas são para o 6º ano do ensino fundamental, cujo período de inscrições começa hoje (6) e termina dia 12 de novembro e também para o Ensino Médio, cujas inscrições ocorrem de 10 a 14, também deste mês.
Os alunos da rede estadual, interessados em participar, deverão realizar as inscrições nas secretarias das próprias escolas. Já os estudantes do ensino municipal e particular deverão procurar, respectivamente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe).
A Seduc estará disponibilizando um total de 658 vagas, sendo 552 para o 1º ano do ensino médio e 106 para o 6º ano do ensino fundamental.
As vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental são para as escolas Prof. Djalma Batista (Japiim) e Marquês de Santa Cruz (São Raimundo). Para o Ensino Médio, as vagas são para as escolas estaduais Marcantonio Vilaça (Estrada da Cidade Nova), Senador Petrônio Portela (Dom Pedro II) e Instituto de Educação do Amazonas (IEA – Centro).

Ensino Fundamental
De acordo com o técnico da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, professor Antônio Costa, os alunos que pretendem uma vaga no 6º ano devem preencher alguns requisitos. “Eles têm de estar finalizando, em 2008, o 5º ano e ter no máximo 11 anos até dezembro de 2009”, afirmou.
As provas para o ensino fundamental (6º ano) serão aplicadas entre os dias 17 e 19 de novembro em todas as coordenadorias distritais de educação (Ver quadro). O exame terá 20 questões, sendo dez de Matemática e dez de Língua Portuguesa.
Os critérios para desempate, nesta seleção, são, em ordem, a maior nota em Português, maior pontuação em Matemática e o aluno que possuir menor idade.
Segundo a gerente do Ensino Fundamental da Seduc, professora Lucilene Macedo, as inscrições são totalmente gratuitas. “O resultado das provas deve ser divulgado no dia 28 de novembro. Os aprovados terão que efetivar a matrícula no dia 5 de dezembro, podendo ter sua vaga disponibilizada se não atenderem o prazo”, acrescentou.

Ensino Médio
A seleção para as escolas de Ensino Médio, diferentemente das de Ensino Fundamental, será feita a partir da análise de notas. O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, o boletim escolar do 9º ano contento todas as notas dos três primeiros bimestres.
O técnico da Gerência de Ensino Médio da Seduc, professor Manoel Arruda, explicou que os critérios para aprovação no processo seletivo são, em ordem, as maiores notas em língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes, língua estrangeira e menor idade.
O coordenador relatou que os alunos que querem participar da seleção do Ensino Médio devem ter obtido, no mínimo, 42 pontos por componente curricular, isto é, ter nota mínima seis (6,0), por bimestre, em cada matéria. Além disso, os interessados têm de ter nascido a partir de 1º de junho de 1993. “A divulgação do resultado será realizada entre os dias 24 e 28 deste mês. A matrícula dos aprovados está prevista para o período de 7 a 9 de janeiro de 2009”, disse Manoel Arruda.

Candidatos do interior
Os estudantes do interior, que querem concorrem às vagas para as escolas de tempo integral em Manaus podem estar realizando as inscrições nas secretarias das respectivas escolas estaduais em que estudam. No caso da seleção para o Ensino Fundamental, o aluno deverá vir à capital para realizar o exame.

Ampliação
A Seduc conta atualmente com oito escolas de tempo integral e até o primeiro trimestre de 2009 estará implantando mais quatro novas escolas, totalizando 12. . Destas, nove são de Ensino Fundamental e três de Ensino Médio. Além disso, possui projetos pilotos para o Ensino Médio em outras duas escolas: Senador João Bosco Lima (Cidade Nova) e o Colégio Amazonense Dom Pedro II (Centro).
Mais de 3 mil alunos foram beneficiados, só neste ano, com o turno integral. E para 2009, com a implementação de mais quatro novas escolas dessa modalidade, a Seduc pretende aumentar o número de estudantes que integram esse tipo de ensino.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, em 2009 Manaus deverá contar com 30 escolas funcionando em Tempo Integral, levando em conta as oito já existentes, que vão atender mais de 25 mil alunos.
Segundo ele, três novas unidades – denominada de Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) – estão em construção nas avenidas Brasil (Compensa), Max Teixeira (Cidade Nova) e na Bola do Produtor, no Jorge Teixeira. Já os projetos de outras onze encontram-se em licitação e o de duas em fase final de elaboração.