Estudante amazonense presidirá Câmara Federal

O estudante amazonense Dênis Freitas de Araújo, 17, aluno do ensino médio da Escola Estadual Alselmo Jacob, em Manaquiri, foi eleito na manhã da última terça-feira (11) no Parlamento Jovem, em Brasília, para presidir a Câmara Federal durante uma semana. O cargo é simbólico, mas rende frutos para o Estado, uma vez que ele terá a oportunidade de mostrar os avanços da educação em seu município para o país inteiro.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, foi informado sobre a escolha de Dênis na manhã da terça-feira, quando proferia teleconferência no Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ao parabenizá-lo, brincou: "Este menino vai acabar sendo prefeito de Manaquiri".

A comitiva de estudantes brasileiros está participando de atividades parlamentares em Brasília nesta semana e ingressaram no Projeto “Parlamento Jovem” após participar de seleção em seus respectivos estados. No Amazonas, os jovens foram pré-selecionados pela Seduc, através da apresentação de um Projeto de Lei.

O jovem Parlamento Brasileiro, instalado anualmente, tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático, já que permite uma jornada parlamentar na Câmara.

Dênis disputou a última etapa da seleção com a aluna da Escola Estadual Pedro dos Santos (Careiro Castanho), Roseane da Silva, e com a estudante, Thalita da Costa, da Escola Estadual Francisco Albuquerque (Manaus).

Os projetos apresentados pelos alunos à Seduc e à Câmara são propostas para futuras leis, bem como as que os servidores do legislativo criam. O projeto estabelecido por Denis previa percentuais mínimos de produções culturais, artísticas e jornalísticas de caráter regional a serem transmitidos nas emissoras de rádio e televisão.

Para participar do Parlamento Jovem os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Além disso, os projetos elaborados devem versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura, Meio-Ambiente, Saúde, Segurança pública, Economia, Emprego, Defesa do Consumidor, Educação, Cultura, Esporte ou Turismo.

Em nome dos educadores do Amazonas e de toda a população, o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim e a secretária de Educação Adjunta do interior, Magaly Régis, parabenizaram o estudante Denis Araújo pelo reconhecimento por ele conquistado.