Seduc capacita representantes de 37 municípios em programa voltado para Educação do Campo

Nesta sexta-feira (dia 06), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu, no Colégio Sólon de Lucena, em Manaus, o curso de formação por meio do qual capacitou lideranças educacionais de 37 municípios do Amazonas acerca das novas metodologias do Projeto Escola Ativa.

O ‘Escola Ativa’ é um projeto do Governo Federal desenvolvido em parceria com Estados e Municípios e tem como foco o atendimento escolar a crianças do ensino fundamental, em classes multiseriadas e que freqüentam escola em zonas rurais.  

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora do Projeto Escola no Amazonas, Cecília Carvalho, a capacitação foi planeja pela Seduc com o objetivo de orientar as lideranças educacionais quanto às novas diretrizes pedagógicas do projeto.

“Transmitimos novas orientações pedagógicas e metodológicas de todas as disciplinas que são oferecidas nas classes multiseriadas, Ao participar destes cinco dias de curso, os educadores participaram de oficinas e discutiram as melhores formas de desenvolver suas atividades nas áreas temáticas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais”, disse.

A coordenadora do projeto afirmou que após esta formação realizada em Manaus os participantes do curso transmitirão as informações assimiladas aos professores das classes multiseriadas nos 37 municípios onde o ‘Escola Ativa’ é desenvolvido. “As capacitações posteriores serão aplicadas – com a orientação e assessoramento da Seduc – em vários pólos, no interior do Estado”, acrescentou.

A ministrante do curso e representante da Secretaria de Educação do Maranhão, professora Izabel Brito disse que o ‘Escola Ativa’ é uma iniciativa diferenciada de ensino cujo objetivo é garantir a formação escolar humana da criança. Para que isso ocorra, ela disse que, além das disciplinas curriculares, o projeto favorece a mobilização social dos estudantes. “Uma das estratégias diferenciadas do projeto é a formação de comitês, onde em cada sala de aula, o aluno é estimulado a participar de pequenas organizações sociais, dinamizando assim o ensino, favorecendo a participação da criança nas atividades e evitando a evasão escolar”, apontou.

De acordo com Izabel, dentre os comitês desenvolvidos em cada sala de aula do projeto, destacam-se os comitês de Meio Ambiente, de Higiene, de Animação, dentre outros. “Ao participar deles, as crianças escolhem suas lideranças e organizam seus planos de ação, exercitando assim sua cidadania e participação coletiva”, explicou.

Na Secretaria de Estado de Educação, o projeto Escola Ativa faz parte da estrutura do Departamento de Políticas e Programas Pedagógicos. Além da professora coordenadora do Projeto, Cecília Carvalho, a equipe de coordenação é formada pela professora Rosa Fonseca (Educação do Campo) e pelo formador colaborador João Libânio, que também é secretário municipal de Educação de Maués.

O encerramento do curso contou com a participação do secretário Estado de Educação, Gedeão Amorim e da secretária de Educação Adjunta do Interior, Magaly Régis.