Estudantes representarão o Amazonas em Conferência na cidade de Brasília

Na próxima sexta-feira, terá início na cidade de Brasília (DF) a 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, reunindo estudantes de todos os pontos do país em um encontro que visa discutir e apontar soluções práticas para favorecer o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais do planeta. Pelo Amazonas, uma comissão formada por 25 alunos eleitos representará o Estado no encontro nacional.   

A delegação de alunos amazonenses foi eleita em assembléia, é formada em sua maioria por estudantes da rede pública estadual representando um total de 10 municípios locais e viaja na madrugada desta sexta-feira para a capital federal, onde participará das atividades que se estenderão até o dia 08 de abril.

Na última quarta-feira (1º de abrl), a comitiva de estudantes amazonenses foi recebida pelo secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, e ao participar da audiência, seus representantes falaram da expectativa em poder representar o Estado e em participar das discussões cujo objetivo maior é garantir a sustentabilidade do planeta a partir de ações práticas em favor do meio ambiente.

A estudante Mariana Carmim, aluna da escola estadual Danilo de Matos Areosa, do município de Novo Airão disse pretender ser, em Brasília, a voz representativa de todos os seus comunitários. “Sou do interior do Estado e neste encontro nacional pretendo ser a voz representativa de meus comunitários que são de zona rural, onde as pessoas vivem da pesca e podem contribuir com o desenvolvimento sustentável da região fazendo o uso adequado de nossos recursos naturais”, afirmou.

Aluna da escola estadual Brigadeiro João Camarão, Yara Souza também participará da conferência e ressaltou que procurará indicar aos demais estados que o Amazonas está desempenhando muito bem o seu papel no trabalho de preservação. “Hoje, por conta de nossa política ambiental, é sabido que 98% de nossa floresta é preservada. Estes exemplos queremos divulgar para os demais estados”, mencionou.

O secretário da Seduc, Gedeão Amorim comentou que os estudantes foram eleitos a partir de uma ampla iniciativa que mobilizou centenas de escolas em conferências promovidas na capital e no interior do Estado. “O governo do Estado tem como política prioritária o desenvolvimento sustentável da região e procuramos fomentar e estimular a participação de nossos estudantes em discussões e programas que contribuam com a valorização de nossos recursos naturais”, disse o secretário.

Em Brasília, um total de 940 alunos, com faixa etária entre 11 e 14 anos participará da Conferência, que será realizada entre os dias 03 e 08 de abril.