Estudantes homenageiam autores da literatura regional

Com muita criatividade, os estudantes da escola pública estadual de Tempo Integral Petrônio Portela promoveram na última sexta-feira a 2ª Feira Literária da instituição homenageando grandes nomes da literatura amazonense e da literatura hispanoamericana.

Após o trabalho de pesquisa posto em prática desde o início do ano letivo, os alunos receberam a comunidade para apresentar o perfil de importantes autores. Os trabalhos foram apresentados em salas temáticas e expostos em forma de peças teatrais, jograis e exposições diversas.

Na feira foi retratado o perfil da vida e da obra de autores como Thiago de Melo, Aníbal Beça, Milton Hatoun, Elson Farias, Zémaria Pinto, Astrid Cabral, Márcio Souza e Erasmo Linhares.

 

 

 De acordo com uma das coordenadoras da Feira Literária, professora Calene Müller, o objetivo do evento foi despertar nos alunos o interesse pela literatura. “Buscamos difundir a literatura entre os jovens, favorecendo seu desenvolvimento cultural e senso crítico, além de dar um caráter dinâmico às ações escolares”, explicou a professora.

Calene Müller, que é professora de Língua Espanhola da escola, acrescentou que o projeto interdisciplinar também procurou impulsionar a aprendizagem da língua estrangeira.

Criatividade

A criatividade dos trabalhos apresentados foi o fator primordial para o sucesso da Feira, de acordo com os visitantes.

Os alunos da turma 3º ano/6, por exemplo, estavam paramentados com figurinos do século XIX para retratar personagens de obras do escritor Márcio Souza, tais como "Crônicas do Grão Pará e Rio Negro", "Desordem" e "Galvez, o Imperador do Acre".

 

 

O estudante Rafael Medeiros, 16, explicou que a Feira fez-se interessante pois as idéias partiram dos próprios alunos. “Estudamos as obras, fizemos a pesquisa biográfica e procuramos ser bastante criativos ao preparar as encenações”, contou o jovem.

Arline de Abreu, 16, aluna da mesma turma, disse que o evento foi importante, pois despertou em todos, o interesse pela leitura. “Os professores nos mostraram a importância destas obras. Hoje queremos conhecê-las e divulgá-las”, disse.

A escola estadual Petrônio é uma das escolas de Tempo Integral mantidas pelo Governo do Estado, onde, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é oferecido um ensino diferenciado aos estudantes. Em cada uma das 13 escolas de Tempo Integral da Seduc, os alunos têm acesso a atividades extra-curriculares, desporto, refeição diária, dentre outros benefícios.