Professores amazonenses vão ministrar curso nacional

Trabalhando há quatro anos com o programa Proinfantil do Ministério da Educação (MEC) e tendo a experiência de oito anos em educação à distância, os professores e integrantes da Gerência de Educação à Distância da Seduc, Nagib Reis e Aldenei Bentes, ministrarão a partir da próxima quarta-feira (13) oficinas e palestras na Formação Nacional dos professores do Proinfantil que será realizada em Natal, no Rio Grande do Norte.

Sendo destaques nas áreas de ‘Educação Ambiental’ e ‘Lingüística’, os educadores foram convidados pelo MEC para orientar professores nos módulos: “Vida e Natureza” e “Linguagem e Códigos”. A Formação Nacional é o primeiro estágio do Proinfantil. Logo em seguida, cada Estado realiza uma capacitação com os cursistas que deverão trabalhar com os alunos de zero a seis anos em todo o Brasil. 

Formado em licenciatura plena, Nagib Reis afirma que o principal desafio é demonstrar formas com que os professores possam orientar seus cursistas a contextualizar o conhecimento com a vida diária do educando. “A formação nacional é voltada pra professores que já são formados nessas áreas e nosso objetivo é apresentar metodologias que possam efetivamente funcionar”, disse.

Nagib oferecerá o módulo “Vida e Natureza” que envolve as matérias de Biologia, Química e Física. Na formação serão debatidas questões como a ‘poluição gerada pela indústria’ e ‘lixo’. “Como o Proinfantil forma professores em nível médio que irão trabalhar na educação infantil é preciso ter instrumentos que despertem no aluno a vontade de aprender. Essas formações, em nível nacional, ajudam na inovação em sala de aula e facilitam a troca de experiências entre educadores”, complementou o professor.

A professora de Língua Portuguesa, Aldenei Bentes, também foi convidada para ministrar a formação e oferecerá a oficina “Linguagem e Código”, abordando as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Aldeinei afirma que é preciso não ser óbvia no que vai ser desenvolvido durante o encontro. “Temos que trazer novidades que se adaptem ao trabalho que o professor vai realizar futuramente com as crianças após a formação”, explica a professora.

Para Aldenei o objetivo é mostrar como o professor pode utilizar materiais como massa de modelar, emborrachado, dentre outros, para confeccionar instrumentos pedagógicos. De acordo com Aldenei o professor, principalmente o que trabalha com educação infantil, não pode se restringir aos livros didáticos, segundo ela, o educador tem que buscar meios que facilite a construção do conhecimento.

Proinfantil

O Proinfantil é um programa do MEC no Amazonas é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Centro de Formação profissional Padre José Anchieta (Cepan). Funciona desde 2004 no Amazonas e é um curso à distância, com aulas presenciais.

Seu objetivo é capacitar professores que lecionam no ensino básico que atendem crianças com até seis anos de idade. Com duração de dois anos e somando 3.200 horas, o programa tem como princípios: valorizar o magistério, oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor, contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos, além de elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes.