Escola de Parintins quer superar média de países europeus

Vencedora da 5ª Mostra de painéis do município de Parintins, a Escola Estadual Araújo Filho possui índices invejáveis para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Com 0% de abandono e 100% de aprovação durante o ano letivo de 2008, a instituição é símbolo de um trabalho conjunto entre escola e comunidade.

Funcionando há 160 anos em Parintins e sendo a primeira escola do município, a escola Araújo Filho trabalha exclusivamente com crianças de 1º ao 5º ano. As vagas do início do ano são concorridas e no ano de 2007 a escola conseguiu 5,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficando em 2º lugar no Amazonas, além de acumular outros prêmios e homenagens.

O objetivo da instituição para este ano é audacioso, a Araújo Filho pretende alcançar 6,7 no Ideb, índice maior que dos países desenvolvidos, superando a meta do Ministério da Educação (MEC) que é de 6,0 apenas para o ano de 2022.

Investimento em projetos

Para o colégio conquistar seu objetivo, vem investindo em projetos políticos pedagógicos. Hoje, de acordo com sua direção são nove projetos que fazem parte diariamente da rotina da escola. Todos os alunos participam de atividades que vão além de aulas teóricas e pesquisas em livros didáticos.

“Todo aluno que entra na escola Araújo Filho passa por um mapeamento de aprendizado. É a partir deste diagnóstico que os professores procuram a melhor forma de trabalhar. Os pais são avisados e convidados a participar de todo esse processo. A escola disponibiliza duas horas de reforço diárias no contra-turno escolar para que a criança consiga atingir um bom nível de aproveitamento.”, explicou a gestora, professora Cleuza Navegante.

O “mutirão do conhecimento”, da qual fazem parte as aulas de reforço escolar, são um dos principais motivos segundo a gestora da escola, para que a instituição desde 2002 tenha 0% de abandono escolar e que venha aumentando os índices de aprovação até chegar, no ano passado, a 100%.

O uso de materiais recicláveis na construção de instrumentos pedagógicos é outro diferencial da instituição de ensino. Com apoio de artistas plásticos que trabalham no Festival Folclórico de Parintins, professores ajudam os alunos a confeccionarem maquetes, ábacos, esculturas e mapas que serão utilizados durante as aulas. “O aluno fica mais próximo do que está aprendendo. Assim, quando ele está construindo um corpo humano sabe a localização de cada órgão”, citou a gestora da escola.

Professores e participação ativa dos pais

De acordo com Cleuza, os professores não podem se restringir a serem os detentores do conhecimento. “O educador tem que está aprendendo todo dia junto com seus alunos. Temos uma equipe que é consciente disto e pudemos progredir muito”, afirmou.

Conforme a gestora, os professores são os maiores aliados nesse processo de melhoria e conquista de resultados positivos. “Cada um vai ajudando o outro e apontando caminhos para que possamos ajudar a formar profissionais melhores”, disse.

A escola Araújo Filho alia conhecimentos cotidianos com conteúdos de disciplinas. Com o projeto “Vivendo e aprendendo”, aplicado na instituição desde 2005, os alunos colocam em prática tudo o que viram em sala de aula. “Criamos este projeto por que os alunos tinham dificuldades principalmente em matemática. No dia-a-dia as crianças podem visualizar o que o professor falou anteriormente”, apontou Cleuza.

A escola de Parintins desenvolve todo o seu trabalho pautado das dificuldades e desafios diagnósticos diariamente. “Pensamos como a criança vai se comportar quando estiver realizando cada atividade. Modificamos quando não dá certo. A educação não se faz baseada em receita”, afirmou Cleuza quando questionada sobre a efetividade dos projetos.

A gestora do Araújo Filho destacou que a Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC) tem um papel fundamental na escola. Segundo ela, a APC é um eixo condutor de todas as atividades que apóia as atividades pedagógicas e auxilia na resolução de problemas de qualquer aspecto.

A escola estadual Araújo Filho não só conquistou em 2º lugar no Ideb em 2007 como também ganhou a edição 2006/2007 no prêmio de Gestão Escolar do Amazonas e no ano passado, ficou entre as dez melhores escolas de todo o país no quesito ensino e qualidade, segundo o MEC.