Em Tonantins-AM, escola desenvolve projeto de Leitura e Escrita com mais de 1.500 alunos

Localizado na região do Alto Solimões e distante 863 Km de Manaus o município de Tonantins vem promovendo várias ações visando aprimorar a qualidade do ensino. Uma das importantes ações pedagógicas vem sendo desenvolvida pela escola estadual São Francisco. Com o projeto “Leitura e Escrita: Uma viagem à Literatura” a escola facilita o ensino de Língua Portuguesa e Literatura junto aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

O projeto beneficia um total de 1.542 estudantes e é direcionado pelo professor Edelson Penaforth Pinto. Por meio do projeto os alunos da escola São Francisco participam de oficinas de criação de textos nos diversos gêneros da literatura infantil, promovem exposições e assim são estimulados a ter um maior contato com a leitura.

O projeto “Leitura e Escrita: Uma viagem à Literatura”, de acordo com seu idealizador prevê que ao ingressar na escola, o educando independentemente do domínio da palavra escrita já é capaz de falar sobre sua experiência e o mundo que o rodeia. “Percebendo isso a Escola Estadual São Francisco procura não desprezar tal fato, mas ao contrário, procura ser um ambiente motivador e estimulador no sentido de desenvolver no aluno o interesse, sempre crescente, pela leitura e escrita, capacitando-o a interpretar e refletir o ambiente que o cerca como requisito de aprendizagem”, informou o professor Edelson Penaforth.

O professor explica ainda que buscando concretizar o desafio do domínio das habilidades da leitura, interpretação e escrita proposto no plano de educação do Amazonas a escola desenvolve este projeto, reconhecendo que ler e escrever é fundamental para a vida pessoal e social do educando.

Atividades para todas as idades

Seguindo criteriosamente um cronograma de ações, neste ano de 2009 o projeto é aplicado com o seguinte roteiro: 1ª fase: Pesquisa, estudo e conhecimento das obras; 2ª fase: Apresentações de peças teatrais (Ensinos Fundamental e Médio) e exposições de varais literários com produções dos alunos do CIBEF; 3ª fase: Sarau Literário (Ensino Médio), Criação do Jornal da Escola (Ensino Fundamental) e Composição de músicas, poesias, parlendas e fábulas (CIBEF).

Resultados

Sobre os resultados esperados pelo projeto neste ano de 2009, a escola espera que pelo menos 60% dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio tenham adquirido o gosto de ler e escrever com prazer, com reflexão e criticidade, sabendo criar e recriar suas produções nas diversas áreas do conhecimento.

O projeto “Leitura e Escrita: Uma viagem à Literatura” é coordenado pelos professores Edelson Penforth, Regiane Cordovil e Jesuína Faba.