Seduc dá início às programações do mês do mestiço e do caboclo

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras deram início às programações temáticas em comemoração ao mês do mestiço e do caboclo.

Na última quinta-feira, mais de 200 alunos da escola estadual Senador João Bosco (localizada no bairro Cidade Nova) participaram da abertura das atividades que devem ser estender até o fim de junho.

No decorrer do mês, várias palestras serão realizadas em escolas públicas estaduais de Manaus discutindo temas como a descriminação ao mestiço e identidade mestiça no Brasil. Em Manaus, seis escolas da Seduc receberão palestras e oficinas sobre a temática no decorrer deste mês: escolas estaduais Senador João Bosco Ramos, Berlamino Marreiro, Arthur Amorim, José Lindoso, Cid Cabral e Lenina Ferrarro.

O coordenador do Fórum Mestiço de Políticas Públicas, Gerson Leão, compareceu ao evento de abertura e discutiu sobre as legislações formuladas com base em etnias. O coordenador do Fórum também comentou sobre as leis estaduais que definem os dias do mestiço, 27 de junho, e do caboclo, 24 de junho. “Essa foi uma luta que conseguimos alcançar”, relatou o coordenador.

A presidente do movimento Nação Mestiça, Helda Castro, esteve na escola e explicou a importância de se trabalhar a temática em sala de aula. “Temos que lutar pela inclusão social. O Brasil é um país com uma grande variedade étnica, não se pode valorizar uma em detrimento de outras”, disse.

Entre as atividades para este mês estão programados o 3º Seminário sobre a identidade mestiça que deve ser realizado no auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas no dia 17 de junho e também a 3ª Feira Manauara da Cultura Cabocla, que acontecerá no Parque dos Bilhares nos dias 19 e 20 de junho.