Concurso escolar de combate às drogas tem vencedores

Nesta sexta-feira (dia 26), em Manaus, foram premiados os estudantes vencedores do concurso estadual de cartazes em combate às drogas. A iniciativa é promovida anualmente pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Amazonas (Conen) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e demais entidades.

Mobilizando 5 mil estudantes, neste ano de 2009 o concurso foi direcionado a alunos do 2º ao 6º ano do ensino fundamental e trouxe como tema “A Família na Prevenção ao Uso indevido de drogas”.

Do concurso deste ano, obtiveram a primeira colocação, sendo premiados ontem, no auditório da reitoria da UEA, os estudantes Tainá Magalhães (2º ano da escola estadual Aderson de Menezese), Thaís da Fonseca (3º ano da escola estadual Princesa Izabel), Lorena Portela (4º ano da escola estadual Carvalho Leal), Joseckson Amorim (5º ano da escola municipal Djalma Passos), Laiane Soares (6º ano da escola estadual Ondina de Paula) e Carlos Garcia (aluno de educação especial da escola estadual Augusto Carneiro).

Os respectivos alunos foram premiados com troféus, certificados e também uma bicicleta, cada. Como forma de valorização ao trabalho artístico desenvolvido pelos estudantes vencedores do concurso foram confeccionadas camisas com o desenho de cada participante finalista.

Segundo a coordenadora do Programa “Serviço Social do Escolar”, desenvolvido pela Seduc, Aline Albuquerque, é importante sensibilizar alunos e comunidade sobre questões relacionadas às drogas, numa abordagem de valorização à vida de caráter prevendito. “A escola deve desenvolver um trabalho atuante de prevenção às drogas. O concurso pode ser um alerta para que este trabalho inicie”, afirmou.

De acordo com a coordenadora, a premiação do concurso encerra as atividades da semana Antidrogas, realizada de 19 a 26 de junho. Durante a semana, as escolas estaduais desenvolveram seminários, palestras e outras atividades junto a comunidade de prevenção às drogas.