MEC inscreve professores para participação em cursos gratuitos

Por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica o Governo do Amazonas estima qualificar 17 mil professores da rede pública até o ano de 2012.  A ação faz parte da política de valorização do magistério que o Governo do Estado e o Governo Federal vêm implementando.

As pré-inscrições para 15 cursos em diversas áreas estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de julho no site www.freire.mec.gov.br

Serão disponibilizados 15 cursos nas áreas de: artes, biologia, ciências, educação física, licenciatura indígena, filosofia, física, geografia, história, inglês, matemática, pedagogia, português, química e sociologia.

Os cursos serão realizados na modalidade presencial e a distância. Para quem for cursar a primeira licenciatura, a graduação terá carga horária de 3,2 mil horas, já os que queiram cursar a segunda licenciatura, a Seduc informa que a graduação terá carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação ou de 1,2 mil horas para curso fora da área de formação.

Ao realizar sua pré-inscrição o professor interessado cadastrará seu currículo e poderá indicar três opções de cursos para análise do Ministério da Educação (MEC).

O programa de graduação é destinado a servidores efetivos que não possuem graduação ou que sejam graduados mas que estejam atuando fora da sua área de qualificação e ainda aos que são graduados mas que não tenham licenciatura. Os cursos serão oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Seduc.

Conforme a representante da Secretaria de Estado de Educação e diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, Regina Marieta, a iniciativa irá refletir significantemente na qualidade do ensino no Amazonas. “A qualificação específica com toda certeza refletirá no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Amazonas”, disse.

A diretora lembrou que a educação infantil também deve melhorar a partir desta ação formativa. “Os   professores que atuam nesta área específica poderão cursar pedagogia”, explicou Regina Marieta.

Plano Nacional de Formação

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma ação do Governo Federal, através das Instituições Federais Ufam e Ifam, em parceira com o Governo do Amazonas, por meio da Seduc e UEA.

A meta é propiciar a graduação em nível superior, na modalidade licenciatura, a mais de 331 mil professores até o ano de 2012.