Gerenciamento de conflitos no ambiente escolar é tema de palestra oferecida a gestores

Tendo por objetivo sensibilizar os gestores para o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) promoveu na última terça-feira (dia 21) a palestra “Gerenciamento de conflitos no ambiente escolar”, direcionada a todos os 205 gestores educacionais da capital.

A palestra foi realizada no salão nobre do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e foi ministrada pela doutora em educação, Clemência Vital.

Interagindo com os 205 gestores escolares que participam do evento, a palestrante falou sobre a necessidade de cada educador, no exercício de sua função, adotar uma postura de liderança a fim de resgatar os valores humanos.

“Cabe ao professor assumir um papel de liderança no espaço escolar e difundir valores humanos que, por ora, foram esquecidos pela sociedade”, disse Clemência Vital, alertando para o fato de que ‘liderança’ não pode ser confundida com ‘autoritarismo’.

Em sua palestra, a doutora em educação também destacou o diálogo como a iniciativa preponderante para a superação de conflitos.

A secretária de Estado de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão, lembrou que na escola são refletidos todos os problemas sociais observados em seu ambiente externo.

“Ao adentrar na escola o estudante traz todos os problemas por ele enfrentados no ambiente familiar e na comunidade. Caberá ao educador e ao gestor educacional compreender a realidade de seus estudantes e agir no sentido de contribuir com sua formação intelectual e afetiva”, comentou Ana Falcão.

Contando com um total de 1,8 mil estudantes em sua instituição, a gestora da escola estadual Ângelo Ramazotti (Adrianópolis), professora Fátima Taveira ressaltou que o diálogo interinstitucional é fundamental para que as escolas alcancem seus objetivos “Parcerias firmadas entre os órgãos públicos de segurança, saúde e educação, por exemplo, são fundamentais para que a escola exerça seu papel com eficácia”, citou.

A palestra oferecida aos gestores escolares da capital foi uma realização da Seduc em parceria com a Sead e enquadra-se no programa Escola de Gestores.