SADEAM: Seduc e UnB divulgam relatório de rendimento das escolas amazonenses

Nesta semana, todas as escolas estaduais da rede pública estadual da capital receberam, individualmente, o relatório com os resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).

Recém implantado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Sadeam conta com a assessoria da Universidade Federal de Brasília (Unb/Cespe) e servirá de subsídio para implementação de ações pedagógicas que possam melhorar o rendimento escolar dos estudantes e a qualidade do ensino no Estado.

A divulgação dos relatórios individuais por escola foi realizada nos seis Distritos da cidade e ao recebê-los, os gestores e coordenadores distritais de educação da capital participaram de oficinas com pedagogos, estatísticos e profissionais especializados em avaliação do desempenho educacional da Universidade de Brasília.

Por meio do relatório do Sadeam, a Seduc divulgou o desempenho de cada escola estadual, de cada aluno e em quais disciplinas os estudantes estão apresentando maiores dificuldades de aprendizado. A UnB também desenvolveu um guia situacional que permitirá às escolas saber como podem melhorar seus índices de aprendizagem.  

Para o secretário de Estado da Educação, Gedeão Amorim, o Sadeam permite que cada escola saiba como deve direcionar suas ações pensando em superar seus pontos fracos. “O Sadeam, além do resultado, dá um diagnóstico situacional, indicando políticas que podem ser adotadas”, afirmou o Secretário.

Gedeão relatou que as escolas devem utilizar esses relatórios para melhorar o cenário da educação no Estado. “Na próxima edição do Sadeam, o sistema deve avaliar também a implementação dessas ações que foram direcionadas agora. Assim, devemos conseguir visualizar por que alguma escola não está atingindo a meta ou não está implementando as ações sugeridas”, explicou.

Escolas do interior receberão relatório

Entre os dias 3 e 7 de agosto, os gestores de escolas estaduais e coordenadores do interior do Estado devem comparecer a Manaus para participar também de oficinas e do curso sobre sistemas de avaliação. Na mesma ocasião, serão divulgados os resultados e relatórios das escolas do interior do Amazonas.