Estudantes poderão participar de intercâmbio nos Estados Unidos

A Embaixada Norte-Americana, em parceria, no Amazonas, com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), inscreve até o dia 12 de agosto, alunos de escolas públicas para participar da 8ª edição do programa “Jovens Embaixadores”.

Pelo programa, 35 estudantes brasileiros participarão de um intercâmbio cultural, viajando aos Estados Unidos em janeiro de 2010 com as despesas todas pagas. No ano passado, dois estudantes amazonenses foram selecionados e participaram da programação nos Estados Unidos.

Os alunos que desejarem concorrer à participação no intercâmbio devem ter entre 15 e 18 anos completos (até a data da viagem), ter boa fluência oral e escrita em Inglês, ser aluno do Ensino Médio da rede pública, possuir bom desempenho escolar e estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o questionário preliminar que se encontra no site www.jovensembaixadores.org  e entregá-lo, juntamente com a cópia da carteira de identidade e do CPF, comprovante de matrícula, boletim escolar e cartas de recomendações da escola, dos pais e da entidade em que prestou serviço voluntário. Todo este material deve ser entregue pelo aluno à gerência de Ensino Médio Seduc (Av. Waldomiro Lustosa, nº 350, bairro Japiim 2) até o dia 12 de agosto.

Roteiro do intercâmbio

Os selecionados para participar do intercâmbio passarão três semanas nos Estados Unidos, com viagem prevista para o início de 2010. Na primeira semana, visitarão a capital do país – Washington –, conhecerão seus principais monumentos e pontos turísticos, participaram de reuniões em organizações públicas e privadas, visitaram escolas e conheceram projetos sociais.

Após a primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um Estado diferente, onde serão hospedados por uma família americana, assistirão a aulas onde interagirão com jovens da sua idade, participando de atividades culturais e de responsabilidade social, além realizarem apresentações sobre o Brasil.

Os candidatos pré-selecionados pela Embaixada realizarão um exame avaliativo final no dia 28 de agosto e o anúncio oficial do resultado do processo seletivo será no início de outubro.

Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o programa “Jovens Embaixadores” busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

 

No ano passado, foram selecionados dois estudantes amazonenses para participar do intercâmbio: os alunos Wirlessom Falcão, 17 (da escola estadual Antenor Sarmento/Seduc) e Delano Moraes, (do Colégio Militar de Manaus).