‘Tecnologia e inclusão social’ é tema de palestra promovida pela Seduc

Nesta segunda-feira (dia 24), por ocasião da semana Nacional das Pessoas com Necessidades Especiais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu a palestra “Tecnologia assistiva a serviço da educação inclusiva” direcionada a 60 professores de educação especial da rede pública de ensino.

A palestra foi ministrada pelo professor e doutor em educação, Teófilo Galvão, que apresentou opções que devem ser adotadas para melhoria do ensino do portador de necessidades especiais.

As tecnologias divulgadas pelo professor vão desde simples adaptações no lápis – para alunos que possuem dificuldades motoras – até softwares que podem ser baixados gratuitamente na internet.

Segundo Teófilo, os educadores podem aplicar pequenas modificações no dia-a-dia que devem fazer a diferença na aprendizagem de seus alunos. “Nosso objetivo é treinar o olhar destes profissionais para que eles possam implementar modificações eficazes no ambiente escolar a partir das técnicas exemplificadas”, afirmou.

De acordo com a técnica da Gerência de Atendimento Específico da Seduc, Lena Lago, a temática da palestra foi escolhida para que houvesse uma popularização das técnicas utilizadas na educação diferenciada. “O objetivo da semana é popularizar e sensibilizar professores e comunidade para a necessidade de inclusão social e educacional dos portadores de necessidades especiais”, disse.

Lena explicou que a educação proporciona a este aluno diferenciado inúmeros benefícios. “O aluno passa a ter autonomia e independência, podendo, assim, desenvolver várias atividades que antes não conseguia”, acrescentou.

Semana Nacional no Amazonas

A Semana Nacional das Pessoas com necessidades especiais iniciou na última sexta-feira (21) com uma Mostra de Cultura e Arte realizada no palacete provincial e produzida por alunos da educação especial. Na ocasião, foram promovidas apresentações teatrais, musicais e artísticas.

A Semana Nacional das pessoas com dificuldades especiais termina nesta sexta-feira (27) com uma celebração eucarística e a visita de alunos especiais ao palacete provincial, localizado no centro da Capital amazonense.