Seduc oferece capacitação sobre a ‘Prova Brasil’

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu um ciclo de formação por meio do qual capacitou aproximadamente cem professores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática: as matrizes da Prova Brasil.

A Prova Brasil é uma avaliação nacional direcionada a estudantes do ensino fundamental e o seu resultado – somado a outros fatores, como o resultado do Enem – resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) conferido a cada instituição de ensino básico no Brasil.

A formação coordenada pela Seduc foi ministrada por especialistas da Fundação Universa (de Brasília) e desenvolvida nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, atendendo aproximadamente a cem professores.

De acordo com a representante da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, Ana Cláudia Barros, os professores recém formados farão visitas a todas as escolas da Seduc – ou a escolas do interior agrupadas por pólos – realizando oficinas de formação com os professores. “A meta do Governo do Estado é oferecer fundamentos aos educadores para que eles desenvolvam suas atividades com qualidade, preparando os estudantes para um ótimo desempenho na avaliação nacional que será aplicada em outubro”, apontou.

Na formação finalizada nesta quinta-feira, um dos ministrantes, o matemático e também doutor em psicologia Cleyton Gontijo, citou que esta ação organizada pelo Governo do Amazonas é pioneira. “Muitas palestras sobre a Prova Brasil são ministradas em todo o Brasil, mas uma ação ampla como esta, que contempla oficinas e visitas a cada escola considero inovadora”, disse.

Além de Cleyton Gontijo, orientaram a formação nesta semana os especialistas Vilmondes Rocha (Universidade Católica de Brasília), Silvana Iunes (Centro Universitário de Brasília) e a coordenação dos trabalhos foi da professora Margarida Rodrigues (Fundação Universa).

Amazonas entre os 10 melhores no ranking nacional

O Governo do Estado, de acordo com Ana Cláudia Barros, tem a meta de posicionar o Amazonas entre os dez melhores Estados no ranking nacional da educação e vem desenvolvendo um amplo plano de ação. “Aplicação de simulados, formação de professores, disposição de cadernos sobre o sistema de avaliação nacional aos educadores são algumas das muitas ações que vem sendo desenvolvidas pela Seduc.

Dando continuidade a esta gama de atividades, a Seduc realizará na próxima semana o encontro “Reflexões e Transformações das Práticas de Ensino”, que do dia 31 de agosto a 11 de setembro atenderá a 4.200 professores em todo o Estado.