Estudantes com deficiência visual visitam Palacete Provincial

70 deficientes visuais atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Mayara Redman da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) visitaram nesta semana o Palacete Provincial, localizado no Centro de Manaus. A iniciativa cultural fez parte da programação de encerramento da Semana Nacional das Pessoas com Necessidades Especiais.

Na visita, os deficientes visuais conhecer um pouco da história da Polícia Militar do Amazonas e da Arte desenvolvida no Estado e em diversas partes do mundo.

O Palacete Provincial é um dos mais importantes pontos turísticos e culturais do Amazonas e ao visitá-lo, o grupo de estudantes conheceu a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, o Ateliê de Restauro de Obra de Arte e Papel, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, o recém criado Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes e outras salas de exposição e ambientes.

Segundo a gestora do Centro de atendimento educacional específico Mayara Redman, Lenice Salermo, a visita procurou inserir o portador de necessidades especiais no ambiente da arte e da cultura local. “Muitas vezes, eles não conhecem esses espaços culturais do nosso Estado e da nossa cidade”, afirmou.

A gestora explicou a ‘Semana Nacional’ buscou sensibilizar a comunidade para a inserção social do portador de necessidades especiais. “Muitos pensam que o deficiente não pode realizar diversas atividades. Em nosso centro fazemos um atendimento voltado para que eles tenham acesso à educação e ter autonomia”, acrescentou Lenice.

Semana Nacional no Amazonas

A Semana Nacional das Pessoas com necessidades especiais iniciou no último dia 21 com uma Mostra de Cultura e Arte realizada no palacete provincial e produzida por alunos da educação especial. Na ocasião, foram promovidas apresentações teatrais, musicais e artísticas.

As ações da ‘Semana’ também discutiram formas de inserção do deficiente na sociedade. A ‘Semana’ foi finalizada ontem com uma celebração eucarística na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Zona Centro-Sul de Manaus.