Estudante da rede pública amazonense participa do programa Parlamento Jovem, em Brasília

Nesta semana, o estudante Rodrigo Furtado, 20, aluno da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, participa em Brasília das atividades do Programa Parlamento Jovem.

O jovem integra a comitiva de estudantes brasileiros que participarão até o próximo dia 14 de novembro de atividades no Congresso Nacional, atuando como jovens parlamentares.

A comitiva de estudantes brasileiros está participando de atividades parlamentares desde ontem (9) e ingressaram no Projeto “Parlamento Jovem” após participar de seleção em seus respectivos estados. No Amazonas, os jovens foram pré-selecionados pela Seduc, através da apresentação de um Projeto de Lei. O Jovem Parlamento Brasileiro, instalado anualmente, tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático, já que permite uma jornada parlamentar na Câmara Federal.

Para participar do Parlamento Jovem os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Além disso, os projetos elaborados devem versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura, Meio-Ambiente, Saúde, Segurança pública, Economia, Emprego, Defesa do Consumidor, Educação, Cultura, Esporte ou Turismo. 

Para vencer a seletiva, Rodrigo Furtado – o representante amazonense no programa de 2009 – elaborou um projeto de lei direcionado à causa ambiental, tratando sobre meio ambiente e sustentabilidade.

“Meu projeto trata sobre a obrigatoriedade da criação de um sistema de manutenção e reaproveitamento dos resíduos do pó da madeira, dando ao jovem a oportunidade de participar de oficinas que permitem o escoamento do produto e, consequentemente, a obtenção de renda”, explicou.

Rodrigo é estudante da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima e disse estar orgulhoso em representar o Amazonas no evento nacional.