Projeto Jovem Cidadão atende a 120 mil estudantes em 2009

Na manhã desta terça-feira (dia 10), o Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, e a Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento Humano do Amazonas (CDH), Antônia Affonso, reuniram-se com 80 professores que coordenam o ”Projeto Jovem Cidadão”.

A reunião de trabalho ocorreu no auditório da Fundação Vila Olímpica e propõs uma reflexão acerca dos resultados obtidos pelo projeto no ano corrente.

Na ocasião, os professores participaram de um ciclo de palestras orientadas pela professora e Mestre Erondina Algerich. As palestras trataram sobre: “Motivação, Resiliência e Satisfação no Trabalho em Equipe”, “Motivação e Interdisciplinaridade”, “Perspectivas de Grandes Educadores”, “Resiliência” e “Direitos”.

Na reunião de trabalho, o Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CDH, sob o comando da Primeira-Dama do Estado, Dona Sandra Braga, e destacou os resultados do programa Jovem Cidadão. “O programa iniciou no ano de 2007 atendendo a 4 mil alunos e hoje, em 2009, ele já beneficia a 120 mil estudantes em Manaus e em outros oito municípios do Amazonas”, citou.

O Secretário da Seduc destacou ainda que o “Jovem Cidadão” é uma ampla ação do Governo do Estado e que ofereceao aluno uma nova perspectiva de vida. “Ao participar do programa, o aluno volta à sua escola no contra-turno e tem acesso a uma gama de cursos e atividades que contribuem para seu crescimento como cidadão”, indicou.

Projeto Jovem Cidadão

Reconhecido como um dos mais abrangentes programas sociais direcionados ao público juvenil, o Programa Jovem Cidadão criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano e demais órgãos parceiros vem transformando a vida de centenas de jovens amazonenses.

No ano de 2009 o programa já atende a 120 mil jovens da capital e do interior do Amazonas e ao participar das ações, os estudantes retornam às suas escolas no contra-turno para participar de atividades esportivas, sócio-culturais e de uma variedade de cursos técnicos.

Para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de 30 reais para o estudante, ou de 50 reais para a família com mais de um filho integrado ao programa.

Por meio do programa, os estudantes participam de atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, capacitação e qualificação para o trabalho, realizada em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).