Estudantes integrarão programa de assistência a idosos de Manaus

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) – promovem nesta semana o primeiro curso de capacitação em Gerontologia direcionado a alunos da rede pública estadual de ensino.

Por meio da iniciativa inédita no Estado, o curso visa propiciar noções básicas de gerontologia aos adolescentes da rede pública de ensino, possibilitando que os mesmos sejam multiplicadores na educação gerontológica em todas as disciplinas do ensino médio.

O curso foi iniciado neste dia 1º de dezembro e se estenderá até a próxima sexta-feira . Direcionada a estudantes do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre a capacitação tem como objetivos principais: mobilizar os jovens, discutindo a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa; capacitar os participantes para identificar idosos com indicadores de fragilidade ou outros problemas de ordem social; mostrar aos participantes como ocorre o processo de envelhecimento (suas causas e conseqüências) e discutir a promoção de um envelhecimento saudável.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde Escolar da Seduc, professora Delta Segadilha, na pratica, a parceria viabilizada entre Seduc e UEA vai dar novo impulso aos programas e ações que já são desenvolvidas pelas escolas no decorrer do ano letivo.

“Aproximadamente 25 escolas da Seduc desenvolvem o projeto social ‘Meu Velho Amigo’ por meio do qual os estudantes são estimulados ao contato social com os idosos, prestando-lhes assistência no que for necessário e assimilando experiência a partir do convívio”, explicou.

Delta Segadilha citou que a partir do curso de capacitação, aplicado nesta semana, as escolas passam a ter orientação especializada para o melhor desenvolvimento de suas ações.