SEDUC oferece 8 mil vagas para cursos de especialização e atualização do magistério

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através da Plataforma Freire, oferece mais uma oportunidade de formação e atualização para professores da educação básica. Até o próximo dia 31 de janeiro, a instituição está com as inscrições abertas para cursos de formação continuada e especialização para professores da rede pública estadual e municipal.
As inscrições para os cursos serão feitos através do site http://freire.mec.gov.br.  Os interessados devem ter nível superior, ser professor da rede pública, concursado ou não, e atuar na área em que deseja realizar o curso. Para se inscrever, o educador deve acessar a página e efetuar seu cadastro, não esquecendo de preencher a opção da formação que deseja realizar.
São mais de 8 mil vagas para cursos de atualização, só para este primeiro semestre de 2010, nas áreas de educação especial, educação digital e educação básica. Além de 250 vagas para pós-graduação na área de educação especial. As formações serão realizadas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Os cursos de atualização serão realizados de forma semi-presencial e a distância. Já os de pós-graduação serão oferecidos de forma presencial apenas nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.
De acordo com a diretora do Centro de Formação Padre José Anchieta da Seduc, Regina Marieta, os cursos de especialização e formação continuada fazem parte de uma série de ações coordenadas pela Seduc em parceria com o Ministério da Educação. “Nós já abrimos inscrições para cursos de graduação e agora estamos ofertando estas vagas. Temos, atualmente, 600 professores cursando a 2º licenciatura pelo programa”, acrescentou a diretora.

CADASTRO

A diretora do Centro chamou a atenção para a o fato de que cerca de 500 professores que fizeram as suas inscrições para cursos de graduação até o dia 30 de novembro do ano passado estão com problemas em seus cadastros. Segundo Regina, esses educadores preencheram seu formulário de inscrição de forma incorreta, e a Seduc não está conseguindo validar as fichas. “É necessário que os educadores que ainda não receberam a validação de seu cadastro entrem em contato com a Secretaria pelos telefones 3237-1735 ou 8802-6007 para que possamos resolver o problema de cada candidato”, relatou.
Regina lembrou que o contato desses professores com a Seduc deve ser feito da forma mais rápida possível, já que a prazo para a conclusão da validação está encerrando. “Como os professores estão de férias estamos tendo muitos problemas para entrar em contato com eles”, afirmou.

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica

Os cursos de graduação, especialização e atualização oferecidos pela Seduc em parceria com o Ministério da Educação (MEC) fazem parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.
O Plano Nacional é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.
Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades: presencial e a distância.