Estudantes da rede estadual são maioria no PSC

Os estudantes da rede estadual de educação conquistaram mais da metade das vagas oferecidas no último Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Neste exame, a rede pública estadual de ensino foi responsável por 54,59% de aprovação, com 1.154 alunos aprovados nas 2.114 vagas oferecidas no certame.

O Colégio Amazonense Dom Pedro II e a Escola Estadual Petrônio Portela, ambas da capital, foram as escolas estaduais com mais aprovados no processo. Com 69 e 51 alunos, respectivamente, selecionados no PSC da Ufam, as instituições comemoram os resultados e ainda esperam mais aprovados em outros vestibulares.

O gestor do Colégio Amazonense Dom Pedro II, Antônio Nogueira, afirmou que o grande número de aprovações é fruto de uma política administrativa que vem investindo na educação com escolas de tempo integral, expansão dos laboratórios de ciências e informática, além da ampliação do número de escolas em todo o Estado. “As duas escolas com mais alunos selecionados têm projetos diferenciados para o ensino médio. No nosso caso, temos um projeto piloto e a escola Petrônio Portela trabalha com o regime de tempo integral. Resultado que quantifica o investimento nessa nova política educacional”, disse.

Segundo Nogueira, o corpo discente do Colégio Amazonense aplicou um plano de ações amplo para a preparação dos finalistas do ensino médio, como reuniões periódicas com pais de alunos que tinham notas baixas para articulações e discussão do aprimoramento educacional.

“Executamos um projeto de reestruturação do ensino médio, com a diminuição da carga horária do professor em sala de aula e aumentando o atendimento individual aos alunos com baixo rendimento, isto é, o reforço escolar no sexto tempo”, explicou o gestor.

Nogueira destacou que a escola utilizou vários simulados e principalmente o portal “Aprende Brasil”, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para a preparação dos vestibulandos da escola.

Interior
As escolas do interior do Amazonas também fizeram a sua parte. Parintins, com 89 estudantes provados, foi o segundo município com maior número de aprovados, depois de Manaus. A Escola Estadual João Bosco, de Parintins, registrou 47 alunos aprovados e a Escola Estadual Deputado Vital Mendonça, de Itacoatiara, 43 selecionados no processo da Ufam.

A coordenadora educacional da Seduc no município de Parintins, Lanira Garcia, comenta que as escolas parintinenses de ensino médio promoveram aulas extras de reforço, simulados e orientação indivual incentivando os estudantes a se inscreverem em cada etapa do PSC. “Estamos esperando mais aprovados, já que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio ainda não saiu e a Ufam utilizará a nota para a seleção”, acrescentou a coordenadora.

Lanira afirmou que a expectativa é que a cada ano cresça o número de alunos que passam nos vestibulares das Universidades públicas do Estado. “Nossa meta é melhorar cada vez mais. Desenvolvemos vários projetos ao longo do ano em todas as disciplinas onde estamos modificando o antigo método de ensino. Hoje, vejo que o estudante constrói seu conhecimento, buscando meios para crescer através da educação. Isto nos dá uma perspectiva maravilhosa para o futuro”, disse.

ALUNOS APROVADOS REALIZAM CADASTRO A PARTIR DE AMANHÃ
No período de 14 a 30 de janeiro, os candidatos aprovados no PSC da Ufam devem fazer o cadastro estudantil (eletrônico) no endereço eletrônico ttp://www.calouro.ufam.edu.br. O aluno deverá ter em mãos o RG e CPF para efetivar seu cadastro.

A Seduc disponibilizará no seu portal – /antigo.seduc.am.gov.br – link para acesso a essa matrícula.

ESCOLAS ESTADUAIS COM MAIS ALUNOS APROVADOS NO PSC 2010 DA UFAM

ORDEM

ESCOLA

QTE

01

COLEGIO AMAZONENSE DOM PEDRO II

69

02

E. E. SEN. PETRONIO PORTELA

51

03

E. E. SEN. JOÃO BOSCO RAMOS DE LIMA

47

04

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS

45

05

E. E. DEP. VITAL MENDONÇA

43

06

E. E. SENADOR JOÃO BOSCO

40

07

COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR

34

08

E. E. MARCANTONIO VILAÇA

31

09

COLÉGIO BRASILEIRO PEDRO SILVESTRE

30

10

E. E. SOLON DE LUCENA

30