A implementação de Conselhos Escolares é tema de plenária em encontro de gestores educacionais da Seduc

IMG_7877

A importância da implementação dos Conselhos Escolares foi tema da palestra proferida pelo professor Walter Pinheiro Barbosa no terceiro dia do 9o. Encontro Estadual de Gestores Escolares promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Walter Barbosa é pedagogo de formação e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pautou sua explanação pela necessidade de se observar a ‘escola’ como um ambiente social de profunda interação entre as pessoas, sejam elas estudantes, funcionários ou comunitários.

“Embora tenha objetivos e funções, nunca podemos perder de vista que escola é lugar de pessoas e que pessoas têm sonhos e anseios”, disse Walter. “Igualmente temos que ter em mente que o educador, antes de tudo, tem a missão não apenas de ministrar aulas, mas de cuidar de pessoas, levando-as, por meio do conhecimento e do convívio, a lugares que sozinhas elas nunca chegariam”, citou.

IMG_7827

Enfatizando também o papel social das escolas públicas, Walter Barbosa, ressaltou que estas instituições tem de ir ao encontro das necessidades das pessoas que delas fazem parte. “Diferentemente da escola privada que trabalha a clientela e a concorrência, a escola pública trabalha para o público, e por ser pública ela é de todos: da sociedade”, apontou o palestrate, citando que isto potencializa a função social destas instituições.

Fazendo referência ao papel social e público da escola, Walter Barbosa, apontou a importância e necessidade de criação e efetivação dos Conselhos Escolares.

“O Conselho Escolar é a instância que assegurará vez e voz às pessoas, incluindo alunos, diferentemente das Associações de Pais, Mestres e Comunitários (APMCs), que não incluem esse segmento. Sua implementação é imprescindível uma vez que a escola é um ambiente plural e, por isso, deve em seu ofício, fazer valer a pena a participação de todos”, indicou.

O Conselho Escolar, dentro de seu objetivo de construção coletiva, conforme o palestrante, deve favorecer a relação entre as pessoas e o diálogo, com foco na solução de conflitos.

Após a conclusão da palestra, a equipe da Gerência de Programas e Projetos Especiais da Seduc (GPPE) realizou com o grupo de gestores oficinas práticas para estudo e plano de implementação (e potencialização) dos Conselhos Escolares.

Maiores instruções sobre a implementação dos Conselhos pode ser conferida no portal: www.conselhoescolar.mec.gov.br