Alunos da rede estadual participam da cerimônia de Premiação do 3º Concurso Cultural do TRT-11

Educação_Cerimônia TRT_Fotos_Eduardo Cavalcante

O  Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT -11 AM/RR) recebeu, na manhã desta quarta-feira (11/10), estudantes das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima para cerimônia de premiação do 3º  Concurso Cultural de Combate ao Trabalho Infantil, organizado pelo órgão do judiciário. 

O certame, que é destinado exclusivamente para as escolas estaduais do Amazonas e de Roraima, ocorre em parceria com as secretarias de Educação dos dois estados. 

“Tivemos 38 escolas classificadas e premiadas. Isso significa que o objetivo do concurso está sendo alcançado, uma vez que lugar de criança é na escola”, pontuou a secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Educação, Rute Lima.


Idealizado pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo a aprendizagem do TRT-11, o concurso cultural, que está na terceira edição, tem como objetivo principal mobilizar a sociedade para a importância de manter as crianças nas escolas, longe do trabalho infantil. 

O gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem no 1º grau, juiz do trabalho substituto do TRT, André Luiz Cunha Jr., enfatizou a importância de promover a cidadania e a interação da sociedada em relação ao trabalho infantil.

“O objetivo desse concurso é  mostrar que existe possibilidade no ‘seio’ da educação de discutir estes temas e, ao final, que a gente consiga cumprir nossa meta de erradicar o trabalho infantil”, afirmou o juiz.

Sobre o concurso

Com o tema “Sou família, não abro mão, também sou proteção”, a cerimônia de premiação fez a entrega de celulares e tablets para os dois primeiros colocados em cada categoria. O professor orientador do estudante ou da equipe também foi premiado. Os dez primeiros colocados de cada categoria também receberam certificado de participação.  

A iniciativa selecionou e premiou os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima, divididos nas categorias de desenho, redação, vídeo e música.  

Na categoria “Desenho”, a estudante Izabelly Carvalho, de 12 anos, foi  premiada em primeiro lugar e contou que a inspiração foi o irmão dela.

“Meu irmão começou a desenhar e me ensinou. Quando desenho me sinto feliz. Por meio do desenho, eu transmito sentimentos”, contou a  estudante.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarC