Alunos da rede estadual podem se inscrever em concurso nacional de redação, desenho e vídeo

Alunos realizando a prova do Concurso Canguru

As inscrições seguem abertas até o dia 13 de julho e são voltadas para estudantes de 6 a 18 anos da rede pública e privada 

Estudantes na faixa etária de 6 a 18 anos, da rede pública e privada de ensino, podem se inscrever no 13º Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de julho. 

Com o tema “Eletricidade com Segurança”, o concurso busca promover o cuidado ao lidar com a eletricidade, entre crianças e adolescentes. As categorias são divididas de acordo com a idade sendo: Desenho (de 06 a 10 anos); Redação (de 11 a 15 anos) e Vídeo (de 16 a 18 anos).

Entre os anos de 2022 e 2023, o concurso contou com a participação de mais de 130 estudantes inscritos, de 21 escolas da rede pública de ensino no Amazonas.

Já em 2024, a Abracopel busca aumentar, ainda mais, esse número não apenas no Amazonas, como em todo país. Com esse objetivo, uma série de lives explicando sobre o processo de inscrição e estimulando a participação dos estudantes será produzida pela Associação.

Membro da Gerência Executiva da Abracopel, Meire Marinho, explicou que as lives são uma tradição da Abracopel durante o período do concurso. Durante o ano de 2024, serão oito lives disponíveis no canal do Youtube da instituição. A primeira ocorreu nesta terça-feira (20/02), com o objetivo de tirar todas as dúvidas sobre o concurso. 

“Geralmente a cada 15 dias fazemos uma live e cada uma delas tem um tema diferente. Especialistas, professores e alunos são convidados para participar e a ideia é oferecer informações sobre o tema eletricidade com segurança”, explicou Meire. 

Inscrições

Os trabalhos devem ser enviados digitalizados na inscrição online disponível no site da Abracopel ou enviados pelos correios. Mais orientações também estão disponíveis no site da Abracopel. 

A premiação conta com medalhas e certificados para os alunos e para a escola dos segundos e terceiros colocados em cada categoria. Já para o primeiro colocado de cada categoria o prêmio será um tablet, um troféu e um certificado. 

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto