Alunos da rede pública estadual participarão de intercâmbio nos Estados Unidos

Entre os dias 8 e 30 de janeiro de 2010, uma delegação de 35 estudantes brasileiros participará de um intercâmbio nos Estados Unidos, integrando-se ao  Programa "Jovens Embaixadores".

Thiago Brito de Castro, estudante da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (de Parintins) e Icaro Nepomuceno Soares Alves, do Colégio Estadual D. Pedro II (de Manaus) participarão do intercâmbio. Ambos são alunos do ensino médio da rede pública estadual.

A embaixada dos Estados Unidos divulgou na última sexta-feira os nomes dos 35 estudantes brasileiros que participarão do Programa, que chega à oitava edição em 2010. Os estudantes amazonenses que compõe a equipe de “Jovens Embaixadores” conquistaram as respectivas vagas concorrendo com mais de 4 mil estudantes de todos as regiões do Brasil.

Conforme informações da embaixada, na estadia nos Estados Unidos os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital norte-americana, Washington D.C., participando de reuniões com autoridades e visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas semanas seguintes, os estudantes irão para um estado norte-americano para conviver com uma família americana e frequentarão uma escola de ensino médio (high-school) conhecendo o cotidiano do jovem estudante americano e terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.

No Amazonas a embaixada norte-americana, anualmente, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que assessora a etapa classificatória e divulga o Programa em escolas da capital e do interior.

Participação amazonense

Estudante da escola estadual Senador João Bosco, Thiago Brito de Castro, de 17 anos, se diz ansioso em poder participar do intercâmbio. “Além de ter a oportunidade de conhecer a cultura dos Estados Unidos, tenho grande interesse em interagir com os demais integrantes da delegação brasileira para conhecer, por meio deles, a cultura dos outros Estados e divulgar o município de Parintins”, comentou.

O segundo estudante que representará o Amazonas nos Estados Unidos é o jovem Icaro Nepomuceno Soares Alves. Com 17 anos, Icaro é estudante do Colégio Amazonense D. Pedro II e completa a comitiva que representará o Amazonas na atividade internacional.

A fluência na língua estrangeira é requisito fundamental para ser um “Jovem Embaixador’ e o conhecimento acerca da língua inglesa, Thiago e Icaro obtiveram por meio do interesse e dedicação aos estudos.