Alunos do ensino fundamental têm livro publicado

Nesta terça-feira (1), a escola estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, teve um dia bem diferente. Concluindo o ano letivo de 2009 a escola lançou o livro “Pequenos Escritores”, constando o trabalho literário de 26 alunos com idade entre 8 e 12 anos.

O livro é fruto do projeto “Arte como inspiração para a leitura”, por meio do qual a escola busca levar seus estudantes ao convívio diário com a leitura e também à prática da escrita.

O projeto é coordenado pela professora de Língua Portuguesa Suely Bernardino, que no lançamento do livro frisou que todas as expectivas foram superadas. “O objetivo principal era aproximar as crianças da leitura. Isso conseguimos com êxito e muitos alunos hoje são leitores assíduos”, afirmou.

A professora conta que, participando da iniciativa, alunos que não tinham o hábito de ler e nunca se interessaram em escrever textos, passaram a assumir um novo comportamento, fazendo dos livros um ‘companheiro’ pra todas as horas. “Organizamos uma biblioteca itinerante na escola e nos horários de intervalo da escola, os alunos passaram a frequentá-la diariamente”, revelou.

Talentos revelados

A inicitiva da escola, que conta com a parceria da Gerência de Formação Continuada da Seduc (Gefor) revelou muitos talentos, como os dos ‘jovens escritores’ Etienne Silva e Marcos Marques, ambos de 10 anos de idade.

Etienne conta que se sente orgulhosa por ver o livro publicado com o seu trabalho. “Na minha história falei sobre a importância de se cuidar do meio-ambiente. Fico feliz por saber que as pessoas que lerão o livro receberão essa importante mensagem de preservação ambiental”, contou.

O aluno Marcos Marques também é um dos importantes talentos revelados pelo projeto. Ele se diz orgulhoso por ter o trabalho publicado e surpreso por ter descoberto um talento que estava ‘escondido’. “Quando vejo nosso livro publicado me sinto orguhoso por saber que ele será lido por muitas pessoas”, disse.

De acorco com a coordenadora do projeto, mais de 150 pessoas participaram da iniciativa, que foi referendada pela Universidade de Campinas (Unicamp), sendo tema de um artigo científico neste ano de 2009.

O projeto desenvolvido na escola estadual Roxana Bonessi (Distrito 2) será expandido para demais escolas da Seduc.