Alunos levam poesia aos pontos de ônibus

“Escola, minha escola. Vamos todos estudar. Vamos todos aprender. Para a vida Melhorar” , cantando a música ABC DA ESCOLA os estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Bonessi promoveram nesta semana um recital de poesias em algumas pontos de ônibus na proximidade da instituição.

O evento foi iniciado nas dependências da escola e prosseguiu com  uma caminhada literária até os pontos de transporte coletivo do bairro. Os alunos depois de declamarem as poesias, deixaram as produções literária afixada nos pontos de ônibus com o intuito de chamar a atrais a atenção da população do bairro.

A atividade fez parte do projeto “Arte como Inspiração para a leitura”, trabalho que vem sendo desenvolvido pela escolas desde o dia 17 de setembro.

Participando do projeto, as crianças atendidas pela escola Roxanna Bonessi participaram de diversas atividades, dentre elas, caminhada com distribuições de livros no último mês e desenvolvendo habilidades artísticas como: expressão corporal, música, teatro, poesia, história em quadrinhos, artes visuais e folclore, o programa realizou um total de sete oficinas com interação de pais e alunos.

Segundo a idealizadora do “Arte como inspiração para leitura”, professora Suely Barros, o trabalho visa sensibilizar professores e pais para a importância do incentivo à leitura. “A proposta foi desenvolvida como forma de proporcionar a interação da escola com a sua comunidade e incentivar o uso da biblioteca, pelos alunos, de forma criativa”, informou.

A professora comentou que a leitura desempenha papel fundamental na formação do ser humano e, na escola, ela é imprescindível não só na aprendizagem da língua portuguesa, mas também de outras disciplinas, como história, geografia, ciências e artes. “O aluno amplia o seu conhecimento de mundo através da informação e do desenvolvimento de competências nas vivências artísticas”, frisou.

Conforme a Gestora da escola, professora Francisca Cunha, a idéia central é de influenciar não só alunos, mas a comunidade externa. “Essa formação foi levada para as famílias dos estudantes, criando assim o senso crítico e a responsabilidade em todo bairro”, relatou.

 

O “Arte como Inspiração para Leitura” é um programa piloto promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), por meio do Centro de Formação Padre Anchieta (CEPAN) e já foi aplicado no ano de 2006 na Escola Estadual Nathália Uchoa.