Amazonas é referência mundial em Educação

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (21 de maio) o Governador do Amazonas, Eduardo Braga, falou à imprensa local sobre a importante premiação concedida pela comunidade internacional de ensino ao Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

Na Espanha, o Centro de Mídias desbancou projetos apresentados por 26 países e foi apontado no dia 13 de maio pela IMS Global Learning Consortium como vencedor máximo do Prêmio Learning Impact Awards.

“Este prêmio posiciona o Amazonas como referência mundial no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à educação. E tendo em vista o alcance social desta iniciativa, comemoramos hoje não a conquista de um troféu, mas comemoramos a transformação de um povo que passou a usufruir de um sistema educacional de altíssima qualidade e que pode agora sonhar com um futuro melhor, garantido pela educação”, comentou o Governador Eduardo Braga.

Braga disse ainda que este projeto ousado do Governo do Estado e inédito no país rompeu fronteiras e hoje emociona. “Vendo o relato de jovens que passaram a ter acesso ao estudo por meio deste programa ficamos emocionados, pois muito mais do que diplomas de conclusão do ensino, esses jovens receberão diplomas de ‘cidadãos’, podendo sonhar com um futuro muito mais promissor”, revelou o Governador do Estado.

Na entrevista coletiva, o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, falou sobre a abrangência do projeto que hoje atende a mais de 20 mil alunos em quase 800 comunidades rurais e disse que os investimentos não param. “O projeto do Governo do Estado está consolidado e planejemos sua ampliação. A partir deste ano passamos atender – além do ensino médio – também o ensino fundamental e temos a meta de implementá-lo em 1000 salas de aulas”, anunciou.

China e Índia interessadas no modelo amazonense

O coordenador do Centro de Mídias, José Augusto de Melo revelou que o programa amazonense ao ser apresentado no congresso espanhol que reuniu especialistas em educação e tecnologia de vários continentes chamou a atenção por conta de sua eficácia e caráter inovador.

“China e Índia, ao conhecer nosso programa, já pretendem utilizá-lo como modelo no desenvolvimento de ações educacionais”, revelou o coordenador.