Amazonense conquista Olimpíada de Língua Portuguesa

Na última semana, em cerimônia realizada na capital Federal, o país conheceu os estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A cerimônia contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nela foram premiados 15 estudantes vencedores, dentre os quais a aluna amazonense Carolina Lopes (do município de Boca do Acre), vencedora na categoria ‘poesia’.

Junto com a estudante, mais três alunos amazonenses participaram da fase final da Olimpíada: Yasmine Buzaglo, representante da escola Estadual Cônego Bento José de Souza (Borba), Ana Carolina Lima do Colégio Militar de Manaus e Arthur Melo, aluno da escola estadual Gilberto Mestrinho (Nhamundá).

Além de medalhas e publicação de seus textos no livro nacional das Olimpíadas, os estudantes vencedores e seus respectivos professores foram premiados com microcomputadores e impressoras. Suas respectivas escolas também receberam como premiação, um laboratório de informática com dez microcomputadores, impressoras e livros para ampliação do acervo de suas bibliotecas.

De acordo com a técnica da gerência de Ensino Fundamental da Seduc e coordenadora da Olimpíada no Amazonas, Francisca Hermógenes, nesta primeira edição o concurso contou com a participação expressiva da comunidade escolar amazonense. “Um, total de 631 escolas amazonenses participaram das Olimpíadas neste ano de 2008, sendo 351 escolas estaduais, 277 da rede municipal e três instituições federais”, disse Francisca Hermógenes.

A convite da coordenação nacional das Olimpíadas, Francisca Hermógenes participou da comissão que avaliou os trabalhos finais e apontou os grandes vencedores do concurso. Ela disse que sentiu-se orgulhosa em representar o Amazonas na banca julgadora da fase final e comentou que a expectativa é que, a cada edição, um maior número de escolas e alunos amazonenses participem desta iniciativa.

“A Olimpíada Escrevendo o Futuro estimula o senso crítico dos estudantes, levando-os a valorizar a leitura e a escrita. Além disso, ela também oferece ao professor-orientador a oportunidade de participar de formação continuada”, comentou.

A Olimpíada Brasileira “Escrevendo o Futuro” adotou, neste ano, o tema “O lugar onde vivo”. Os participantes, alunos de 5º ano do ensino fundamental a 3º ano do ensino médio, concorreram com poesias, memórias e artigos de opinião.