Aos 52 anos, servidor público encontra no atletismo a reabilitação da saúde e ao conquistar medalhas em competição nacional projeta futuro no esporte

Daniel Martins (último da esquerda para a direita) participou e conquistou medalhas em torneio realizado no último mês de agosto em Taubaté

Daniel Martins, 52, servidor público há 26 anos, é um exemplo de que nunca é tarde para se buscar uma maior qualidade de vida. Por motivos de saúde, Daniel, que é funcionário da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encontrou recentemente no atletismo um novo horizonte de vida e além de ter encontrado no esporte a reabilitação que necessitava, tem contabilizado medalhas em competições de relevância nacional.

Formado em Pedagogia, Daniel conta que a iniciativa de se dedicar ao esporte partiu da necessidade em perder peso devido a um histórico de sedentarismo que lhe trouxe graves problemas, como obesidade, hipertensão, além de baixa auto-estima.

“Inicialmente, a primeira atitude foi o ingresso em uma academia, mas devido ao sobrepeso, não surtiu o efeito desejado. A alternativa encontrada por mim, então, foi uma programação diária de caminhadas – realizadas por conta própria na Vila Olímpica de Manaus – com percursos iniciais de 2, 4 e até 10 km, em que os resultados positivos foram imediatamente percebidos. Logo passei a aumentar o ritmo e a treinar corridas”, conta.

Além disso, Daniel passou por uma reeducação alimentar, com acompanhamento de nutricionista e sem o uso de qualquer medicamento. Segundo ele, a melhor forma de perder peso é através de uma alimentação correta e sem o uso de remédios para acelerar o processo. “Emagrecer com saúde é essencial”, diz, revelando que em menos de três meses, conseguiu perder 14 quilos.

Descoberta

Foi graças às caminhadas realizadas na Vila Olímpica de Manaus que Daniel teve a oportunidade de ser descoberto pelo esporte.

Pela sua rotina de treinos, recebeu o convite da Associação de Atletismo Master do Amazonas e após passar por uma bateria de testes obteve o aval para integrar a equipe que representaria o Amazonas no IV Torneio de Atletismo Máster, ocorrido no último dia 25 de agosto em Taubaté, interior de São Paulo.

Daniel Martns soma várias medalhas em competições de atletismo.

Daniel Martns já soma várias medalhas em competições de atletismo.

Para a surpresa de muitos – por ser um atleta iniciante – mas correspondendo a uma meta pessoal, Daniel se destacou na competição em Taubaté, conquistando medalha de prata nos 100m (com a marca de 14,89 segundos), além de medalha de bronze no revezamento 4x100m e prata nos 200m.

Para a presidente da Associação Máster de Atletismo do Amazonas, Rute Velnecker, a repentina trajetória de Daniel e as recentes conquistas, são exemplos de superação. “É um exemplo real do quanto o esporte pode ser benéfico para o ser humano. E no caso dele, destaco principalmente a força de vontade”, mencionou.

Rute Velnecker conta que, além do quesito ‘força de vontade’ Daniel se destaca pela disciplina. “Observamos que ele se revelava uma pessoa disciplinada e comprometida com suas próprias metas. Fizemos, então, o convite para participar de treinos mais elaborados e o retrospecto dele foi bem satisfatório, culminando na conquista de medalhas na competição em Taubaté”, disse a presidente da Associação Master de Atletismo do Amazonas, citando a singular contribuição do treinado da associação, Jorge Alfredo Reina, um dos instrutores de Daniel.

As vitórias representam para Daniel Martins a realização de um sonho. “Quando criança – ainda na escola – tentei ser velocista, mas não tive a oportunidade de dar continuidade à carreira. Hoje, as premiações têm mais valor sentimental, pois simbolizam a mudança radical em meu estilo de vida”, revela.

Para Daniel, que se diz um vitorioso, a prática esportiva é fundamental para os que buscam uma vida melhor. “É fundamental para se ter uma vida mais saudável e determinante em muitos outros aspectos: promove a inclusão social, favorece a interação com outras pessoas e, inclusive, assegura uma melhor relação com nossas famílias”, reforça.

O funcionário público lembra que, a partir do seu exemplo, a atividade física é recomendável para qualquer pessoa, independentemente da idade. “A força de vontade supera qualquer obstáculo”, ensina.

Projetos Futuros

Já pensando em continuar na trajetória das competições esportivas, Daniel revela que pretende concorrer ao Troféu Ribeirão Preto (5ª etapa do Troféu Brasil Master de Atletismo), programado para acontecer em novembro desse ano.

Daniel fala ainda da possibilidade de desenvolver um projeto voltado para os professores, para que tenham a oportunidade de praticar a atividade física nos ambientes escolares, visto que é essencial para a qualidade de vida.

Para os que desejam dar o primeiro passo, independente do peso ou idade, a presidente da Associação Máster de Atletismo do Amazonas, indica que a Vila Olímpica de Manaus é um espaço disponível para quem deseja ir à busca de uma maior qualidade de vida. “Temos profissionais que podem orientar e dar suporte aos que pretendem, a exemplo de Daniel, encontrar no esporte um novo horizonte de vida”, disse Rute Velnecker.