Banda marcial da escola estadual Petrônio Portela participa de campeonato mundial em São Paulo

IMG_9272

A banda marcial da escola estadual Petrônio Portela participará entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, do Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show – World Championship of Marching Show Bands (WAMSB).

O evento reunirá grupos musicais do Brasil e de outros países e na competição as bandas serão avaliadas em três categorias: “Banda Show”, “Parada” e “Desafio de Bandas”.

Pela primeira vez uma banda marcial do Amazonas participará do evento. Com os ensaios em ritmo acelerado, o grupo da escola estadual Petrônio Portela pretende chamar a atenção dos avaliadores do concurso explorando temas musicais espanhóis, tais como “Estancia”, do compositor Jay Dawson e “Malagueña” do compositor Ernesto Lecuona.

“Estamos ensaiando de forma intensiva, todos os dias, e pretendemos representar bem o nosso Amazonas”, disse o maestro da banda, Wellington Brito. Segundo ele a representação da escola amazonense participará do concurso com 97 integrantes, alunos de 14 a 19 anos.

O maestro ressaltou que a banda participará do concurso internacional com os seguintes instrumentos: trompetes, trombone, trompa, bombardinos, tubas, caixa, bumbo, prato e outros.

Experiência e Entusiasmo – Estudante do 3º ano do ensino médio e integrante do corpo coreográfico da banda escolar, a jovem Jéssica Harumi Imamura, disse que é uma honra poder participar do campeonato. “Faço parte da banda escolar desde o 1º ano do ensino médio e, em São Paulo, representarei o Amazonas com muito orgulho e entusiasmo”, comentou.

Para Monick Babilônia, trompetista da banda marcial, o espaço será oportuno para demonstrar o talento dos jovens amazonenses. “Para chegarmos até aqui tivemos que ensaiar muito, pois tínhamos um sonho a conquistar. Agora é a hora de mostrarmos o resultado do nosso esforço”, disse a aluna.

Conforme informações do maestro Wellington Brito, mais de 30 bandas já foram selecionadas para participar do campeonato mundial.

Trilhando o sucesso – No último mês de fevereiro, a banda marcial da escola Petrônio Portela realizou uma apresentação junto à Orquestra Amazonas Filarmônica, no Teatro Amazonas. O evento foi parte das atividades da 10ª edição da “Série Guaraná” e foi a primeira vez que uma banda escolar da rede pública se apresentou ao lado da orquestra amazonense no palco do teatro mais icônico do Brasil.

A Banda Marcial da Escola Estadual Senador Petrônio Portella ou “Corporação Musical Petrônio Portella (Compep)” foi criada em 2003 com objetivo de atender a diversidade cultural dos discentes da escola. A banda executa músicas de estilo clássico e popular e tem conquistado vários títulos no Amazonas. Em 2010 o grupo foi elevado à categoria de banda marcial.