Candidatos inscritos no ENEM podem redefinir cidade onde desejam realizar a prova

O Ministério da Educação (MEC) liberou neste dia 7 o sistema de acompanhamento de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que permite ao candidato redefinir a cidade onde deseja realizar a prova. O sistema pode ser acessado no site no Inep www.enem.inep.gov.br  no qual o participante também poderá alterar seu endereço e informar eventuais condições especiais necessárias para a realização do exame.

As alterações na inscrição poderão ser feitas até a meia-noite da próxima quarta-feira (14) e acessando o sistema, o candidato deverá selecionar o banner para acompanhamento de inscrições e informar o CPF e a senha para ter acesso aos dados.

As datas para realização do novo Enem foram divulgadas na última terça-feira (6). As provas serão aplicadas a partir das 13h (horário de Brasília) nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado, 5, os participantes farão a prova I, de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, já no domingo, 6, a prova II, de linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, e matemática e suas tecnologias.

Novos Cartões de confirmação serão reencaminhados

Os novos cartões de confirmação, contendo os locais de realização da prova, serão enviados para os candidatos no endereço apresentado no ato da inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviará, aos participantes que informaram o número do telefone celular, torpedos com informação do novo local.

Nos dias da prova, os candidatos devem apresentar original ou cópia devidamente autenticada de seu documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição e folha de respostas do questionário socioeconômico.

De acordo com o coordenador regional do Enem, professor Edson Melo, o exame deste ano apresentará algumas diferenças em relação ao que foi aplicado em 2008. “Antes eram 63 questões interdisciplinares. A partir deste ano, o Enem abordará quatro áreas do conhecimento, sendo elas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias”, informou o coordenador, acrescentando que o exame será composto por 180 questões objetivas e redação.

A partir deste ano o Enem substituirá o vestibular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de algumas faculdades particulares e quem dele participar também terá uma cota específica para ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).