Com histórico de vitórias internacionais estudante da escola estadual Francisco Albuquerque sagra-se, pela nona vez, campeão amazonense de Jiu-Jitsu

Emanuel Nepomuceno tem histórico de vitórias nacionais e internacionais

Estudante da escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque, Emanuel Nepomuceno de Castro, 16, sagrou-se no ultimo sábado (19), pela nona vez, campeão Amazonense de Jiu-Jitsu na categoria até 83 quilos absolutos. As disputas foram realizadas no último final de semana no Ginásio Ninimbergue Guerra, no bairro de São Jorge, zona oeste de Manaus e reuniram mais de 3 mil atletas.

Para conquistar o título em sua faixa etária – até 17 anos (Juvenil) – Emanuel Nepomuceno enfrentou seis combatentes em lutas ocorridas na última sexta-feira e sábado.

Com mais de 116 medalhas de ouro já conquistadas, Emanuel embarcará no próximo dia 28 de abril para São Paulo onde disputará o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ) do qual já é dez vezes campeão. Na sequência, no dia 20 de maio, o jovem talento amazonense tentará sua quinta vitória no Mundial da modalidade que ocorrerá na Califórnia, Estados Unidos.

No ginásio Ninimbergue Guerra, a medalha de campeão amazonense foi entregue a Emanuel e aos demais atletas vitoriosos pelo governador do Estado, José Melo de Oliveira.

Governador José Melo de Oliveira prestigiou a entrega de medalhas aos campeões em evento realizado no Ginásio Nininbergue Guerra, em Manaus.

Governador José Melo de Oliveira prestigiou a entrega de medalhas aos campeões em evento realizado no Ginásio Nininbergue Guerra, em Manaus.

Fã e apoiador – No total apoio ao filho, o pai de Emanuel, Edson Rauston, disse que o jovem começou a dar os primeiros na carreira esportiva aos seis anos de idade. “Ao longo de todo esse tempo, Emanuel tem uma trajetória marcada por vitórias. Agora ele está querendo seguir para o MMA (Mixed Martial Arts) e terá o meu apoio”, disse Rauston, ao revelar que o filho buscará uma vaga na academia do consagrado lutador de MMA Cain Ramirez Velásquez, americano de ascendência mexicana.

Cain Velásquez é o atual campeão dos pesos pesados do UFC, após ter vencido Júnior dos Santos “Júnior Cigano” no UFC 166. O lutador ocupa a quarta colocação do ranking Peso por Peso do UFC.

Rotina – Reconhecendo a importância de suas vitórias, dentre as quais a recém medalha de ouro conquistada no Pan Americano de Jiu-Jitsu disputado no último mês de março em Los Angeles (Estados Unidos), Emanuel Nepomuceno revelou que as conquistas são frutos de empenho e dedicação. “De manhã vou à escola, à tarde faço academia e natação e à noite treino quatro horas todos os dias”, disse o jovem medalhista, lembrando que nas semanas de luta chega a treinar oito horas diariamente.

Em competições internacionais Emanuel Nepomuceno lembra do nome da escola estadual Francisco Albuquerque.

Em competições internacionais Emanuel Nepomuceno lembra do nome da escola estadual Francisco Albuquerque.

O jovem disse ainda que a escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque tem sido determinante para seu desenvolvimento como esportista e como jovem. “Além de ter uma boa qualidade de ensino, sempre que viajo recebo apoio da instituição e dos colegas”, disse o lutador, citando que uma das exigências da academia na qual treina está o registro de médias altas na escola.

Mesmo com um histórico vitorioso, Emanuel Nepomuceno diz que ainda tem um caminho longo a percorrer. “O próximo passo é firmar carreira profissional é seguir os passos de Anderson Silva, como lutador de MMA”, revelou.