Com melhorias nos indicadores educacionais, escolas estaduais de Maués promovem Mostra de Gestão

1

“Todos pela escola e família” foi o tema da 8ª Mostra de Gestão realizada na semana pelas escolas do município de Maués. A Mostra, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) teve como principal intuito divulgar os projetos, indicadores educacionais apresentados pelas escolas no ano de 2013, além das ações que estão sendo desempenhadas a fim de melhorar o ensino no município.

A abertura da Mostra, que aconteceu na escola estadual Santina Filizola, foi marcada por apresentações de flauta doce, danças e coreografias organizadas pelos alunos dos ensinos fundamental e médio. Também foram promovidas visitas pedagógicas às escolas do município para avaliar os projetos desenvolvidos e a repercussão que os mesmos vêm apresentando.

Na ocasião, também foram apontados os indicadores educacionais das escolas, com destaque para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que tem apresentado uma evolução de 3,6 (2005) e 5,6 (2011) para as séries dos anos iniciais (1º ao 5º ano). Já para os anos finais (6º ao 9º ano), a média de crescimento é de 3,4 (2005) e 3,8 (2011).

2

Os índices referentes ao Sadeam (Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas), por sua vez, também vêm mostrando crescimento, sendo registrados: 5,8 (2008) e 6,4 (2012).

A meta para o ano letivo de 2014, segundo a coordenadora regional de Educação de Maués, Elza da Silva Cardoso, “é melhorar esses índices, ampliar o rendimento escolar, além de ampliar os indicadores de aprovação para os ensinos fundamental e médio e garantir a participação mais efetiva de pais e responsáveis nos eventos promovidos pelas escolas”.

3

Ainda de acordo com a coordenadora, as escolas têm se empenhado a fim de que possam cumprir esses objetivos e garantir melhorias nas práticas educacionais. “Nós traçamos uma meta desde 2012 até o ano de 2014 e ficamos muito felizes em ver que estamos conseguindo cumprir nossos objetivos. Nós procuramos fazer um trabalho para crescer e, felizmente, temos alcançado um resultado positivo”, afirma Elza.

Com um total de 206 professores e 5.740 estudantes no município, outra meta bastante trabalhada pelas escolas estaduais de Maués e que esteve evidenciado inclusive na temática do evento é a questão da aproximação entre os pais e a escola. “Nós queremos ter a parceria da família nas nossas escolas, pois a família é o nosso maior patrimônio e isso será refletido nos nossos alunos”, pontua a coordenadora Elza Cardoso.

Projetos

Dentre os projetos evidenciados na Mostra, têm destaque os seguintes: “Projeto Sou Feliz, Aprendo Brincando”, da escola Maria das Graças Nogueira; “Prevenção e Saúde na escola e na comunidade”, da escola Míriam Sakiyama; e “Trilhando com os gêneros textuais: viajando no mundo poético”, da escola Adelaide Cabral.

2

Esses projetos, segundo a coordenadora, juntamente com vários outros, têm contribuído significativamente para o aumento dos indicadores educacionais e para a melhoria da qualidade de ensino como um todo.

A Mostra de Gestão contou com a presença da secretária Executiva Adjunta Pedagógica da Seduc, Oceania Rodrigues Dutra.