Concurso educacional “Doação para a Vida” sensibiliza estudantes sobre a importância da doação de órgãos e da adoção de medidas preventivas em prol da saúde

IMG_3862

Com a proposta de demonstrar aos estudantes e população em geral a importância social da doação e transplante de órgãos e tecidos, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (Saúde) lançou o I Concurso Escolar “Doação para a Vida”.

Por meio do concurso, estudantes da rede pública de todo o Amazonas serão incentivados a produzirem vídeos educativos de 1 minuto ou slogans retratando a sua compreensão sobre a importância da doação de órgãos e de medidas que resultem em uma vivência mais saudável, livre de doenças.

De acordo com a coordenação do concurso educacional, a iniciativa buscará também sensibilizar os estudantes para a necessidade de medidas preventivas que venham a contribuir com uma maior qualidade de vida.

“O concurso pretenderá, por meio de oficinas e palestras, mostrar aos jovens que o uso, por exemplo, de lentes de contato sem prescrição médica pode levar à perda das córneas e que o alcoolismo pode levar, a longo prazo, a severos prejuízos a órgãos  vitais como  o fígado e os rins. Dessa forma, o concurso trabalhará de forma preventiva para que as pessoas busquem incessantemente uma vivência saudável levando-as a não necessitar futuramente de ações de transplantes”, explicou a representante da Seduc e coordenadora do Centro de Atendimento ao Escolar-Caes/Seduc, Adriana Boh

O concurso, que é o primeiro realizado com essa proposta no Amazonas, pretende mobilizar a comunidade escolar da capital e do interior e é direcionado a estudantes do ensino médio. Os alunos com os melhores trabalhos inscritos (vídeos de 1 minuto e slogans) serão premiados pelo Governo do Estado.

O evento de lançamento do programa contou com palestra sobre o tema, ministrada pela Coordenadora Estadual de Transplante, Dra. Leny Passos.

Concurso foi lançado no Ceti Áurea Braga, no bairro da Compensa (Manaus)

Concurso foi lançado no Ceti Áurea Braga, no bairro da Compensa (Manaus)