Concurso Estadual de Prevenção à Dengue nas Escolas

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) lançou nesta semana a segunda edição do Concurso Estadual de Prevenção da Dengue nas escolas. Os trabalhos devem ser encaminhados à comissão organizadora até o dia 15 de junho e os estudantes podem concorrer nas categorias ‘desenho’, ‘slogan’ e ‘redação’, conforme faixa etária e nível de escolaridade.

De acordo com a coordenação do concurso, os alunos autores dos melhores trabalhos serão premiados com micro-computadores, bicicletas, troféus e placas de honra ao mérito. O regulamento do certame está disponível no site: antigo.seduc.am.gov.br

O concurso tem por objetivo eliminar e combater os criadouros do mosquito transmissor, diminuindo, assim, a incidência da doença. Neste ano de 2009, 24 municípios amazonenses estão integrados a esta iniciativa e além de Manaus podem participar do concurso as escolas dos municípios de Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Careiro, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Através de ações criativas de combate a dengue, alunos, professores e pedagogos podem participar com trabalhos no concurso que este ano tem o tema “Quem cuida do ambiente, previne a dengue”.

Conforme o regulamento, estudantes dos cinco anos iniciais do ensino fundamental disputam na categoria desenho, já os alunos dos quatro anos finais do ensino fundamental com slogans e estudantes do ensino médio participam com redações. Os educadores também podem se inscrever na categoria experiência pedagógica.

O regulamento diz ainda que cada município divulgará seus ganhadores e dentre estes, serão selecionados os vencedores em nível estadual, cujos autores serão premiados com micro-computadores bicicletas, troféus e placas de honra ao mérito. Criatividade, originalidade e relação com a temática são critérios de avaliação.

A coordenadora do programa Saúde Escolar da SEDUC, Delta Segadilha, declarou que a educação tem um papel fundamental no combate a doenças como a dengue. “Os alunos são disseminadores de conhecimentos e fazem a diferença no combate à doença”, afirmou Segadilha, lembrou que as escolas vêm desempenhando o papel de envolver comunidades e alunos numa discussão sobre a dengue.

A iniciativa do concurso foi baseada no Programa de Endemias nas Escolas realizado em Manaus, Parintins, Manicoré e Anamã ao longo do ano, pela Seduc.  Esse programa que envolveu, nos anos de 2006 e 2007, cerca de 43.000 alunos e mais de 75 escolas, busca combater as doenças endêmicas, principalmente a dengue, de forma contínua.

 

Com iniciativas como esta, o Amazonas vem diminuindo os casos de dengue em todo o Estado. Este ano, houve uma redução de mais de 90% nos casos da doença.