Conferência Infanto-juventil discute mudanças ambientais globais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e órgãos parceiros promoveu nos dias 27 e 28 de novembro a 2ª Conferência Infanto-Juvenil pelo meio Ambiente (Etapa Estadual).    

A atividade reuniu mais de 200 alunos e aproximadamente 200 professores da rede pública. Com a abertura sendo realizada no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, a Conferência trouxe como tema: “Mudanças Ambientais Globais”, abordando diversos subtemas, dentre eles: ‘Recursos Hídricos’, ‘Mudanças Climáticas’, ‘Ar e Clima, ‘Biodiversidade’, ‘Desflorestamento’ e ‘Matriz Energética’.

De acordo com seus organizadores, a Conferência vem mobilizando centenas de estudantes no Amazonas e já foi realizada na etapa Escolar.

“Realizaremos nesta semana o grande encontro da Etapa Estadual onde serão eleitos os delegados amazonenses que representarão nosso estado na etapa nacional da Conferência”, explicou Marinete Castro, Gerente de Projetos Complementares da Seduc.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, a Conferência é uma iniciativa que busca fortalecer a Educação Ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da realação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação integral.

Nos dois dias de encontro, além da eleição dos 22 delagados que representarão o Amazonas na Conferência Nacional, em abril, foram realizadas oficinas pedagógicas, debates e palestras, orientadas por Mestres e Doutores de instituições especializadas tais como INPA, UFAM, FAS, SDS e UEA.