Conselho de Educação homenageia personalidades amazonenses

O Conselho Estadual de Educação promoveu nesta segunda-feira (23) a cerimônia de outorga da “Medalha do Mérito Educacional de 2009”. A iniciativa homenageia professores e personalidades, pelos relevantes serviços e contribuições dedicados à educação e ao ensino, bem como a profissionais e entidades de referência em suas áreas que contribuem para o processo de desenvolvimento do Estado do Amazonas.

A solenidade é uma realização anual do Conselho Estadual de Educação em parceria com o Governo do Estado. A cerimônia deste ano foi realizada no auditório da Universidade do Estado do Amazonas e presidida pelo Secretário de Estado de Educação e Presidente Nato do Conselho, professor Gedeão Timóteo Amorim.

Na solenidade, medalhas, placas e homenagens especiais foram conferidas a um total de 16 homenageados. Segundo a presidenet substituta do  Conselho, Darci Neves, a cerimônia representa um momento de agradecimento aos educadores e configura-se como um momento de grande simbolismo onde é destacado o papel da Educação e dos educadores para o desenvolvimento da sociedade.

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída em 1968 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). A solenidade ganhou recente impulso passando a ser realizada anualmente. Cabe à comissão de colegiados do Conselho a escolha e indicação dos nomes homenageados anualmente.

Participaram do ato da cerimônia, o Secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, a Reitura da Universidade do Amazonas, Marilene Corrêa, a Secretária Executiva de Educação do Amazonas, Sirley Alves Ferreira, o Secretário de Estado para os Povos Indígenas, Jacinaldo Barbosa, a Presidenta Substituta do Conselho Estadual de Educação, Darci Martins Neves e o criador da Medalha do Mérito Educacional, Professor Antônio Vinícius da Câmara.

Homenageados 2009:

Raimundo Vicente Jimenez – (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – Roraima)

Eny Gadelha Cardoso – (Seduc – Manaus)

Francisca Santiago Vieira – (Seduc – Manaus)

Francisco Silva Almeida  – (Seduc – Boca do Acre)

Gleice Maria Bernardo Menezes – (Seduc – Itamarati)

Haydê dos Santos Carneiro – (Seduc – Manaus)

Irmã Maria Dela Anunciation Calvo Sanches – (Religiosa – São Gabriel da Cachoeira)

Igino Mazzucchi – (Religioso – Careiro Castanho)

Lenise Lobato da Costa – (Seduc – São Paulo de Olivença)

Maria do Carmo Polari Castelo Branco – (Seduc – Manaus)

Maria das Graças de Carvalho Barreto – (UEA)