Coordenadores debatem sobre projetos a serem inscritos no Concurso de Soluções Sustentáveis do TCE/AM

Educação_concurso para alunos do Ensino Fundamental_ Foto-Euzivaldo Queiroz-Seduc (29)

Idealizado pela Escola de Contas Públicas, as inscrições seguem até o dia 23 de agosto

Coordenadores distritais, coordenadores adjuntos pedagógicos, diretores escolares e assessores de programas e projetos das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (14/08), no auditório do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), para discutir sobre projetos e ações que podem ser inscritos no Concurso Soluções Sustentáveis na Amazônia, idealizado pela Escola de Contas Públicas (ECP), do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM).

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o concurso tem por objetivo tornar o espaço escolar uma referência de sensibilização e conscientização ambiental, além de reforçar a necessidade de debater temas presentes na sociedade.

Segundo a secretária adjunta da capital, Edilene Pinheiro, o encontro aconteceu para debaterem sobre o tema e sobre os projetos desenvolvidos na rede estadual, que poderiam participar do concurso, que está com inscrições abertas até o dia 23 de agosto. 

“Esse é um momento de explanação do TCE explicando o passo a passo de como vai funcionar o concurso e como os alunos vão trabalhar”, explicou a secretária da capital.

Sobre o concurso

Orientado pelo coordenador-geral Júlio Pinheiro e apoiado pela conselheira  e presidente do TCE, Yara Lins,  o concurso é destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ele se volta para a produção de soluções sustentáveis sobre os temas de gestão da água, gestão de resíduos sólidos e mitigação de adaptação a mudanças climáticas. 

Dividido nas fases de inscrição, elaboração de projetos e  construção de soluções sustentáveis, serão selecionados 28 projetos, sendo 10 da capital e 18 do interior. Os estudantes deverão implementar os projetos desenvolvidos na comunidade e os três melhores serão premiados de acordo com sua posição de 1º, 2º ou 3º lugar.

Segundo a chefe do Departamento de Estudos, Pesquisa e Extensão da ECP, Michelle Bissoli, além da premiação, todos os estudantes serão convidados para abertura do ano letivo da Escola de Contas em março de 2025. A ideia também, segundo Michelle, é levar os resultados do concurso para a  Conferência das Partes (COP) 30, que será realizada nos dias 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará.

“A nossa ideia é que sejam projetos implementados nas comunidades que possam ser replicados. O objetivo do concurso é a conscientização ambiental, é trazer as referências dos estudantes sobre esses temas que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou. 

Desenvolvendo projetos 

Todos os estudantes que desejarem participar do concurso terão o apoio de professores da Ufam e da UEA para orientar e sanar quaisquer dúvidas sobre a elaboração dos projetos. Além disso, uma inteligência artificial denominada EcoBot ficará disponível para uso dos alunos e professores obterem mais informações a respeito dos temas.

O diretor da Escola Estadual Adalberto Valle, localizada na zona sul de Manaus, Lincoln Filho, esteve presente no encontro. Para ele, é importante estar presentes nessa formação, pois assim ele pode levar de forma correta e detalhada aos seus alunos e incentivá-los a participar. 

“Me permite levar para a minha escola mais uma possibilidade para os alunos aprenderem, desenvolverem habilidades com relação a temas tão importantes, que são esses temas do meio ambiente”, disse o diretor. 


TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar