Coordenadoria de Educação 7 realiza etapa distrital da Feira de Matemática

WhatsApp Image 2024-08-30 at 11.09.55

O evento contou com  a apresentação de 24 trabalhos dos estudantes de Ensino Regular das escolas da CDE

A Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira, localizada no bairro Lagoa Azul, zona norte de Manaus, recebeu a etapa distrital da 4ª Feira Amazonense de Matemática da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), na tarde desta quinta-feira (29/08). Ao todo, foram 24 trabalhos, de 32 escolas estaduais da zona norte da cidade, pertencentes à coordenadoria .

A atividade contou com a presença da secretária adjunta da capital Edilene Pinheiro. Os professores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) também estiveram presentes para avaliar os trabalhos realizados pelos estudantes.

Os 11 trabalhos melhor classificados terão a oportunidade de participar de uma exposição, durante a etapa Estadual, que ocorrerá em novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na zona centro-sul da capital, entre os dias 4 e 6 de novembro.

Segundo a secretária da Capital, Edilene Pinheiro, atividades como a Feira de Matemática permitem que os estudantes da rede possam aprender os diferentes conteúdos da Matemática de uma maneira diversificada e lúdica, abordando os diversos tipos de aprendizagem.

“A gente sabe que há várias possibilidades, isso desperta e instiga o nosso aluno a aprender mais. Está todo mundo aqui hoje, apresentando seus trabalhos, para que possamos escolher os melhores e partir para etapa estadual”, disse a secretária.

A Matemática e a interdisciplinaridade

Com a temática ‘Matemática Aplicada e/ou Inter Relações com outras disciplinas’, os estudantes do Ensino Regular puderam aplicar os mais diversos conteúdos da matemática aprendidos na sala de aula em seus projetos. A matemática financeira nos jogos de tabuleiro, a matemática e a física na robótica, a matemática na confecção de roupas, entre outros,  foram alguns dos conteúdos abordados pelos estudantes.

Segundo a coordenadora da CDE 7, Ruth Lima, esses projetos permitem que os estudantes possam adquirir um conhecimento mais dinâmico, é uma oportunidade para que eles aprendam indo do teórico para o prático e adentrem outros âmbitos acadêmicos.

“Permite construir a iniciação científica dos alunos, esse saber fazer e esse acompanhamento. É fantástico e hoje só temos a agradecer a participação de todos”, disse a coordenadora.

A competitividade na matemática

Um dos projetos apresentados foi “A Roleta da multiplicação e da Divisão”, dos estudantes da Escola Estadual Ayrton Senna. Segundo a professora de Matemática, Jocilandia Reis, o objetivo do projeto, que consiste em uma roleta que sorteia a operação que os alunos precisam resolver; é estimular, por meio de um jogo, as habilidades de divisão e multiplicação.

“O objetivo principal é desenvolver e concretizar as habilidades da multiplicação e da divisão. Esses conteúdos já são apresentados na sala de aula desde o 2º e 3º ano, porém a roleta é uma maneira divertida, onde os alunos vão concretizar essa aprendizagem”, explicou a professora.

Para a estudante Izabella Tarsila, 11 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, o grande diferencial do projeto desenvolvido por ela, seu colega e sua professora é a competitividade que permite um aprendizado divertido.

“O objetivo é que as crianças aprendam e se divirtam, já que algumas acham chato. Uma coisa que eu, sinceramente, gostei bastante foi por causa da competição. Eu gosto bastante de competir”, disse a aluna.

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar