Coordenadoria Distrital 1 promove Mostra de Gestão

03

Com a frase otimista de Henry Ford “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso” a Coordenadoria Distrital 1 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou no período de 20 a 24 de maio sua Mostra de Gestão Escolar, que envolveu alunos e professores de 36 escolas públicas estaduais de Manaus.

O evento buscou apresentar os resultados educacionais à comunidade, oportunizando a esta o conhecimento das ações exitosas e desafios a serem superados pelas instituições de ensino. Atualmente a Coordenadoria Distrital 1 é responsável por 36 escolas públicas estaduais, abrangendo 1.600 professores e cerca de 38 mil alunos.

A mostra foi acompanhada pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, que observou os projetos e indicadores escolares e ao dialogar com professores, gestores e estudantes, motivou a comunidade educacional a buscar melhorias contínuas. “As mostras de gestão são momentos propícios para observamos o quanto já avançamos e projetarmos melhorias. Também é um espaço para dialogarmos com nossas comunidades, prestando contas dos investimentos em educação”, apontou o secretário.

Durante a mostra foram apresentados os resultados dos índices de aprovação, reprovação, abandono escolar e as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao período que compreende os anos de 2009 a 2012. A exposição foi realizada pelos alunos por meio de dança, teatro, canto e cordel, sob a orientação dos professores.

01

Segundo a coordenadora do Distrito 1, Chirley Costa, a atividade serviu para firmar um elo com as comunidades por meio da prestação de contas dos investimentos públicos em educação e também para dar evidência às conquistas escolares. “Nas avaliações institucionais federais e estaduais nossas escolas se destacaram. No Ideb e no Índice de Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Ideam) 15 escolas conquistaram o prêmio Escola de Valor, nove receberam o décimo quarto salário e cinco receberam o décimo quinto salário, além de três escolas terem recebido prêmios por crescimento. Isso é motivo de orgulho e nos impulsiona a projetar melhorias”, disse.

Índices e Projetos

Segundo a coordenadora, observando o retrospecto das 36 escolas estaduais do Distrito 1, contata-se que a média geral no Ideb de 2009 (anos iniciais) foi ‘4.6’ e nos anos finais ‘3.5’. Já em 2011 esses resultados subiram, respectivamente, para ‘5.4’ e ‘3.9’. O Ideam de 2010 apresentou número de ‘3.6’ e em 2011 subiu para ‘4.4’.

Para que haja a melhoria do ensino e consequentemente bons resultados nos indicadores da educação, a Seduc por meio da Coordenadoria 1 tem realizado oficinas sobre os descritores de Língua Portuguesa e Matemática, destinada aos professores do ensino fundamental e ensino médio. As oficinas servem de apoio ao professor, para que este desenvolva suas aulas por meio dos descritores e faça com que o aluno amplie suas competências e habilidades necessárias para o nível de ensino que está cursando.

Com relação ao rendimento final de 2012, as escolas da Coordenadoria 1 registraram 81,32% de aprovação, 8,49% de reprovação e 10,19% de abandono escolar. Sobre o índice de evasão, Chirley Costa destaca que a meta para este ano é a diminuição de 10,19% para 6%. “Atualmente nosso maior desafio é reduzir o índice de evasão. Para isso desenvolveremos e daremos continuidade a ações como: ‘Mostra de Práticas Alfabetizadoras’, ‘Feira Literária do Ensino Médio’, ‘Projeto Eureka’, dentre outras”, ressaltou.

Sobre a importância da Mostra, a coordenadora disse que é uma forma de oferecer à sociedade mais transparência nas informações públicas, além de favorecer a auto-avaliação. “É uma oportunidade para refletirmos e prestarmos contas à sociedade, mostrando os investimentos do Governo do Estado e os programas da Seduc que têm beneficiado os alunos”, finalizou.